Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
4/09/14 às 13h31 - Atualizado em 29/10/18 às 11h21

Concurso de receitas valoriza morango

 

Delícias de morangos: esse é o nome da torta vencedora do 10º Concurso de Receitas com Morangos, promovido pela Emater-DF em Brazlândia. O concurso faz parte da programação da Festa do Morango e reuniu 12 receitas preparadas por grupos de moradores de núcleos rurais da região. As vencedoras foram Idejane Ataides Machado de Oliveira, Deise Machado Soares e Rebeca Cristina Machado de Oliveira.

 

De acordo com a técnica em economia doméstica Luciana Xavier, uma das organizadoras do concurso, o objetivo é valorizar e divulgar o morango, além de incentivar o empreendedorismo. “Grande parte dos participantes planta morangos na região, e com o concurso, mostramos que eles podem ganhar mais dinheiro produzindo alimentos à base da fruta”, explica Luciana.

 

O concurso foi feito em parceria com a Universidade Católica de Brasília (UCB) e o Instituto Federal de Brasília (IFB), que cederam os jurados — alunos e professores dos cursos de Nutrição e Gastronomia. Eles avaliaram criatividade, originalidade, organização, visual, higiene na manipulação e sabor. A confecção dos pratos ocorreu na cozinha da UCB, dias antes da premiação, onde os jurados puderam acompanhar todo o processo.

 

Desde o ano passado, as receitas são produzidas não apenas por uma pessoa, mas por um grupo de três ou quatro. “Com isso, estimulamos o trabalho em equipe e a integração entre as comunidades rurais”, aponta Luciana. Moradores de seis núcleos rurais de Brazlândia participaram do evento neste ano.

 

A premiação foi entregue no último domingo (31), no auditório da Associação Rural e Cultural Alexandre de Gusmão (Arcag), que forneceu também os prêmios aos vencedores.

 

DELÍCIAS DE MORANGOS

 

MASSA

 

Ingredientes

6 ovos

2 e ½ xícaras de chá de farinha de trigo

1 e ¼ de chá de leite fervente

1 pitada de sal

1 olher de sopa de fermento em pó.

 

Modo de fazer

Bata as claras em neve bem firmes mais ou menos 6 a 8 minutos. Acrescente as gemas e o açúcar e diminua a velocidade da batedeira para o mínimo. Acrescente o leite fervente, o chocolate, o fermento e, com uma colher de pau, misture-o levemente. Despeje-o em uma forma untada e enfarinhada. Asse por 20 a 30 minutos com o forno a 180 graus.

 

RECHEIO

 

Ingredientes

1/2 litro de leite

1 lata de leite condensado

2 colheres de sopa de maisena

1 gemas peneiradas

250 ml de chantily gelado

1 e 1/2 kg de morango

250 g de açúcar

 

Modo de fazer

Em fogo baixo, mexa sem parar o leite, o leite condensado, a maisena e as gemas peneiradas até formar um creme. Reserve-a. Em uma panela, pique os morangos e acrescente o açúcar cozinhando até formar uma geleia. Reserve-a. Bata o chantily gelado até virar um creme. Reserve-o. Junte o creme, a geleia de morango e o chantily até formar um creme homogênio.

 

CALDA

 

Ingredientes

1 colher de chá de essência de baunilha

3 xícaras de leite

1 meia xicara de leite condensado

 

Modo de fazer

Bata os ingredientes por 2 minutos. Reserve-os.

 

COBERTURA

 

Ingredientes

-Chantily

-Morangos

-Geleia de morango

 

Modo de fazer

Bata o chantily gelado até virar um creme. Corte os morangos.

 

MONTAGEM

 

Em um tabuleiro ou bandeja, coloque uma camada de massa, uma camada de calda, uma camada de recheio. Deixe no freezer por meia hora. Em seguida, cubra a massa com chantily, decore com morangos passando a geléia de morango por cima. Sirva a delícia de morangos gelada.

 

Rinaldo Costa

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br