Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
23/08/17 às 16h35 - Atualizado em 29/10/18 às 11h42

Concurso de receitas abre Festa do Morango

 

Atividade, promovida pela Emater-DF e Universidade Católica de Brasília, incentiva criatividade e alimentação saudável

 

A 22ª Festa do Morango de Brazlândia começa no próximo dia 1º de setembro (sexta-feira). Um dos destaques do evento é o já tradicional Concurso de Receitas, que premia os pratos mais criativos e saborosos criados por moradores das regiões rurais de Brazlândia. A primeira etapa do certame ocorreu nesta terça-feira (22), na Universidade Católica de Brasília (UCB), onde três grupos preparam as iguarias e apresentaram aos jurados. A segunda fase acontece na quinta (24), no mesmo local.

 

A economista doméstica Luciana Xavier, do escritório da Emater-DF em Brazlândia, explica que o concurso, que neste ano chega à sua 13ª edição, tem alcançado seu objetivo. “Com a atividade, incentivamos a alimentação saudável e segura e promovemos a integração entre os participantes, além de divulgar a festa”, aponta. A cada ano, novos talentos são descobertos.

 

No primeiro momento, os grupos preparam as receitas diante de um corpo de jurados, formado por estudantes e professores de Gastronomia da UCB. Os critérios avaliados são criatividade, originalidade, higiene no preparo, apresentação e sabor.

 

Para a professora Luli Neri Riccetto, assessora do curso de Gastronomia da universidade, a parceria com a Emater-DF é positiva para todos. “Os produtores entram em contato com estudantes e profissionais num ambiente bem estruturado, o que qualifica o trabalho deles. E nossos alunos participam de uma atividade que enriquece a formação acadêmica”, observa.

 

Para Lindaura Carvalho da Silva, que participa do concurso há vários anos, cada experiência acrescenta uma novidade à sua cozinha. “Ganhei todos os concursos. Independente de tirar o primeiro lugar (ela ganhou em quatro ocasiões), sempre aprendo um pouco mais com o pessoal da universidade, da Emater e os outros concorrentes”, disse ela.

 

Nesta quinta-feira (24), outros dois grupos vão preparar pratos concorrentes. As receitas vencedoras serão anunciadas durante a Festa do Morango, no dia 3 de setembro (domingo).

 

2108 concurso_de_receitas_morango_acaraj

Acarajé com recheio de morango

 

2108 concurso_receitas_rocambole_de_carne

Rocambole de carne com geleia de morango

 

2108 concurso_receitas_torta

Torta cremosa com chocolate e geleia de morango

 

2108 concurso_receitas_preparo

O preparo dos pratos é feito com supervisão e avaliação dos jurados

 

Rinaldo Costa
Assessoria de Comunicação – Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br