Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
26/10/15 às 15h51 - Atualizado em 29/10/18 às 11h35

Compras públicas serão ampliadas

 

Ampliar o número de produtores do projeto de inclusão produtiva rural para famílias de baixa renda do Distrito Federal e também o prazo de execução de Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), uma parceria entre a Emater-DF e o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), foram os principais resultados da reunião entre o secretário Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Arnoldo Anacleto Campos, o secretário de Agricultura, José Guilherme Leal e o presidente da Emater-DF, Argileu Martins. O encontro foi realizado na manhã desta segunda-feira (26). Também estiveram presentes o diretor do Departamento de Aquisição e Comercialização da Produção Familiar, André Machado, o subsecretário de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário, Hector Carlos Barreto Leal, e o coordenador de Compras Institucionais da Seagri, Lúcio Flávio da Silva.

 

Arnoldo Campos ressaltou a importância da continuidade de todas as parcerias entre a Emater-DF e o MDS. “Estamos aqui firmando os termos para essa continuidade. O PAA, por exemplo, que conta com uma excelente execução do Estado. Estamos aqui combinando já o próximo projeto para que não haja nenhum tipo de interrupção. Também as parcerias de inclusão produtiva, combate à pobreza, tanto na área urbana como na área rural vão continuar e vamos dar sequência a uma estratégia muito rica, aqui do GDF, de inclusão produtiva rural, para famílias de baixa renda. Vamos ampliar o número de produtores atendidos”, afirmou o secretário.

 

Também considerando positiva a reunião, o secretário José Guilherme Leal destacou as decisões sobre o PAA. “Foi muito positiva essa reunião para que possamos ter uma continuidade do PAA, sem qualquer tipo de interrupção como ocorreu em anos passados”.

 

Ao reafirmar as parcerias entre os dois órgãos, na área de fortalecimento da agricultura familiar e na produção de alimentos para fortalecer os aparelhos sociais, Argileu Martins salientou o fato de ter sido ampliado o prazo da execução de convênios. “Convênios importantes e com valores expressivos a serem executados para hortas escolares e urbanas estão assegurados. Além disso, discutimos a possibilidade de termos mais um módulo do Programa de Inclusão Produtiva do Programa Brasil Sem Miséria, pegando agricultores e assentados da reforma agrária, que estão com renda per capita abaixo de R$ 77,00 para termos um fomento financeiro e assistência técnica para fazer a inclusão produtiva desse público”, concluiu.

 

Christina Abelha
Assessoria de Comunicação – Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br