Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
9/06/15 às 10h55 - Atualizado em 29/10/18 às 11h24

Composto orgânico de podas de árvores protege solo do Cerrado

Os galhos e folhas da poda de árvores em todo o Distrito Federal são reaproveitados para ajudar em um programa da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri/DF) de apoio às práticas agroecológicas. Depois de triturado e compostado, o material retirado das regiões administrativas vira cobertura morta que contribui para a proteção e formação de matéria orgânica do solo.

 

A iniciativa é da diretoria de fomento à Agricultura Familiar da Seagri, e tem o propósito de destinação sustentável de resíduos urbanos. A implantação do material triturado em decomposição serve para a manutenção de sistemas e cultivos agroflorestais com resultados interessantes. “Esse material fica em repouso, dividido em pequenos montes, após ser triturado. Depois de compostado, é distribuído para propriedades rurais do DF. Na terra, se decompõe e vira a chamada “ terra preta”, rica em matéria orgânica, e ótima para o plantio. Neste processo, segura a umidade do solo e mantém vivo o ecossistema”, ensinou o engenheiro agrônomo e diretor de Fomento à Agricultura Familiar da Seagri, Athaualpa Nazareth Costa.

 

O agrônomo explicou que o composto orgânico revigora solos cansados ou torna o terreno virgem ainda mais fértil. “Aqui no Cerrado é importante ter forração no solo agricultável, seja com folhas ou outro material orgânico. Esse material compostado pela Novacap é um dos melhores auxiliares nesse processo de recomposição do solo. Outro que considero muito bom é o de reaproveitamento do lixo orgânico”, disse Athaualpa.

 

Para o agricultor receber a forração orgânica em sua propriedade precisa solicitar à Emater, no escritório mais próximo de sua propriedade. As organizações de produtores também podem solicitar diretamente na diretoria de fomento, via ofício. “Os técnicos da Secretaria visitarão a propriedade do agricultor familiar para a avaliação dos locais necessários e quantidade adequada do produto a ser doado. Após essa etapa, a Seagri entrega o composto na propriedade do solicitante”, encerrou o diretor.

 

Fonte: Assessoria de comunicação Seagri

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br