Área no Pipiripau que ganhou plantio de árvores para recuperação florestral
Com recurso do convênio com a Agência Nacional de Águas (ANA), no valor de pouco mais de R$ 2 milhões, a Emater-DF vai realizar uma ação intensiva de restauração florestal na Bacia do Pipiripau. A meta de plantio e restauração é de cerca de 280 mil mudas até 2021. Até o final do ano serão 100 mil. Entre 2020 e 2021, mais 180 mil novas mudas devem ser plantadas no DF por meio do convênio.
Graças a parcerias com a ANA, a Secretaria de Agricultura e a Fundação Banco do Brasil, a Emater-DF também participou do processo de restauração florestal na Bacia do Descoberto. No local, com o programa Produtor de Água, da ANA, a perspectiva é a de que a restauração florestal na bacia traga um incremento de milhares de árvores para a região.
Engajado pelo desejo de preservar o meio ambiente, o engenheiro agrônomo e extensionista rural da Emater-DF Sumar Magalhães Ganem, servidor da casa há 33 anos, contabiliza o plantio de 750 mil mudas plantadas no Distrito Federal desde que entrou na empresa. Todas as ações foram realizadas por meio de parcerias e projetos de órgãos governamentais com a Emater-DF.
O agrônomo da Emater-DF Sumar Ganem planta muda de ipê rosa em frente à sede da empresa
O primeiro deles, na contagem de Sumar, foi em 1989, três anos depois de entrar na Emater. Na época, o pontapé inicial foi o Programa Nacional de Microbacias Hidrográficas, do Ministério da Agricultura e do qual a Emater-DF foi parceira junto com a Secretaria de Agricultura, a Embrapa Cerrados e a Fundação Zoobotânica.
O programa durou seis anos e trabalhou intensivamente a conservação do solo e a restauração florestal. O projeto atingiu todo o Distrito Federal, chegando a 17 localidades. “Ao longo desses anos que estou na Emater, sempre tive o estímulo da empresa em projetos de plantio e na questão da não supressão de árvores. Isso é extremamente importante”, pondera Sumar, acrescentando que favorecer o processo de regeneração natural também é parte do processo.
A Emater-DF tem realizado trabalho de plantio junto aos produtores
“Muitas vezes, tratam-se de ambientes envolvendo espécies que estão adaptadas ali há milhares de anos. Então, esses ambientes são propícios para se desenvolverem. Quando a gente orienta os agricultores no sentido de preservar, a gente favorece que o processo de regeneração aconteça de maneira natural e intensa”, explica. A Emater-DF faz orientações junto aos agricultores, despertando a responsabilidade de preservação das matas ciliares, remanescentes florestais e proteção de nascentes.
Ao longo dos seus 57 anos de vida, Sumar contabiliza o plantio de 1 milhão de árvores. Isso porque o engenheiro agrônomo iniciou a contagem quando ainda tinha 8 anos, por incentivo do avô paterno, Mahmud Salim Ganem, na propriedade da família, em Frei Gaspar, interior de Minas Gerais.
O relatório de Sumar contabiliza mudas plantadas por meio de projetos coordenados pelo extensionista e desenvolvidos ao longo dos últimos anos em parceria com diversos órgãos, como Secretaria de Agricultura (Granja do Ipê), Adasa, Caesb, Agência Nacional de Águas, Embrapa, Ministério da Agricultura e WWF. Muitos produtores e colaboradores rurais também fizeram parte do processo, com suporte à iniciativa.
A Emater-DF
Empresa pública que integra o Sistema Agricultura do Distrito Federal junto com a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural e a Ceasa. A Emater atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF e Entorno. Por ano, realiza cerca de 120 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp) E-mail: emater@emater.df.gov.br