Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
11/09/17 às 8h48 - Atualizado em 29/10/18 às 11h42

Colha & Pague do morango reúne 128 participantes

 

Atividade realizada nesse final de semana pela Emater-DF é alternativa de renda extra para produtores do DF

 

A excursão turística Colha & Pague do morango, realizada na propriedade do agricultor João Fukushi, no núcleo rural Rodeador (região administrativa de Brazlândia) reuniu 128 pessoas nesse sábado e domingo (9 e 10). Essa foi a segunda edição da atividade, organizada pela Emater-DF, na programação da 22ª Festa do Morango.

 

Ronaldo Rodrigues, morador do Riacho Fundo, levou esposa e filhos pela primeira vez a uma plantação de morangos. “Acho importante as crianças terem esse contato com o campo, saberem de onde vêm os alimentos e como é plantado. Gostamos muito da experiência, de conhecer o produtor, de colher morangos orgânicos e doces. Com certeza vamos tentar vir nas próximas vezes e indicar para outras pessoas”, disse.

 

Não foram só os visitantes que ficaram satisfeitos com a atividade. O agricultor João Fukushi demonstrava ânimo ao apresentar seu trabalho. Antes dos visitantes colherem os morangos, o produtor falava um pouco da sua forma de produção e ensinava a forma correta de colher. “É a primeira vez que recebo visitantes na minha propriedade e isso me deu uma injeção de ânimo para transformar essa atividade em um novo empreendimento. Quero me profissionalizar para receber pessoas, com a orientação da Emater, e mostrar à população como trabalhamos com seriedade na produção”, conta.

 

Segundo o Secretário de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Argileu Martins, a atividade é uma estratégia de turismo rural que envolve alguns aspectos. “O primeiro é proporcionar ao agricultor mais uma alternativa de renda, agregando valor à produção. O segundo é integrar o campo com a cidade, dando mais uma opção de turismo rural e possibilitando à população compreender a vida no campo, a produção de alimentos, a rotina dos produtores. Essa atividade deve ir além do morango e se expandir para outras plantações no DF. A Emater-DF é a primeira do País a organizar esse tipo de atividade e é uma iniciativa que está sendo divulgada pela Asbraer para as outras instituições de extensão rural”.

 

AGENDE SUA VISITA

 

Quem não pôde participar da atividade durante a Festa do Morango ainda pode agendar visitas diretamente com João Fukushi. A safra de morango vai até o final de setembro e início de outubro.

João Fukushi – 9688-3513

 

09.09 colhaepague_menina

09.09 colhaepague_grupo

09.09 colhaepague_familia

09.09 colhaepague_fukushi

09.09 colhaepague_argileu

09.09 colhaepague_colhendo

 

Carolina Mazzaro

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br