Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
20/03/13 às 10h44 - Atualizado em 29/10/18 às 10h45

Coleta de embalagens mobiliza produtores de Taquara

 

Cientes da importância da devolução das embalagens vazias de agrotóxicos, produtores da região de Taquara participaram, nesta quarta-feira (20), da campanha promovida pela Emater-DF em parceria com a Secretaria de Agricultura, Cootaquara e Associação de Empresas do Agronegócio (Aeagro).

 

Foram coletados cerca de 5.500 recipientes, que terão como destino a central de reciclagem, localizada em Luziânia-GO. Em 2012, foram mais de nove mil embalagens devolvidas na região. Para tentar reduzir essa quantidade, a Emater promove uma série de ações para conscientização dos produtores quanto ao uso racional e substituição para produtos biológicos. “A preservação do meio ambiente está em primeiro lugar”, diz o produtor familiar Jefferson Isoton, que cultiva hortaliças na região. Ele, assim como agricultor Olivan Lima Peres, tem buscado substituir os insumos químicos por produtos biológicos com o incentivo da Emater.

 

“Há dois anos participamos de um curso organizado pela Emater para produção de Bokashi e hoje uso o composto orgânico em 40% da minha produção”, contou Olivan. Para ele, a substituição traz inúmeros benefícios, entre os quais a manutenção da saúde da família. “Também temos orgulho de vender alimentos sem o uso de agrotóxicos e isso agrega valor ao que produzimos”, falou. Olivan cultiva pimentão, tomate e outras hortaliças juntamente com seus dois filhos e comercializa 80% da produção para a Cooperativa Agropecuária de Planaltina (Cootaquara).

 

Os agricultores familiares, que tiveram dificuldades no transporte das embalagens até o escritório local da Emater, puderam fazer a devolução num posto montado na antiga escola Jiboia. A coleta segue uma determinação do governo federal, em que os agricultores devem devolver todas as embalagens de agrotóxicos, devidamente lavadas, em um prazo máximo de um ano.

 

Orientação – De acordo com o extensionista Névio Guimarães, da Emater em Taquara, neste ano a campanha foi dividida em duas etapas. A próxima acontecerá na Semana do Pimentão, em meados de Julho. Névio lembra que, durante todo o ano, o trabalho direto com o produtor rural é feito com base nas Boas Práticas Agrícolas (BPA). “Orientamos os agricultores e trabalhadores a fazerem a tríplice lavagem, perfurar a embalagem para inutilizá-la e guardar em local seguro”, detalha. Para ele, os produtores estão cada vez mais conscientes e compromissados com a preservação ambiental, principalmente com o cuidado de evitar a contaminação dos mananciais de água existentes na microbacia do Pipiripau, Taquara e Jacaré/Rio Preto.

 

Hoje, o Distrito Federal possui um ponto de coleta de embalagens localizado em Brazlândia para atender a demanda, principalmente, dos núcleos rurais de Brazlândia, Alexandre de Gusmão e Ceilândia. Outro ponto está localizado no Programa de Assentamento Dirigido do Distrito Federal (PAD-DF).

 

Carolina Mazzaro

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br