Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
17/05/17 às 15h23 - Atualizado em 29/10/18 às 11h41

Circuito da olericultura traz seis diferentes sistemas de produção

 

Produtores vão conferir opções que aumentam a produtividade e que ao mesmo tempo, ajudam a reduzir consumo de água, insumos e mão de obra

 

A produção de hortaliças é uma das mais importantes atividades econômicas do setor rural no DF, gerando mais de 30 mil empregos em toda a cadeia produtiva. A atividade é exercida por mais de 2,5 mil empreendedores classificados, em sua maioria, como agricultores familiares (83%), que utilizam basicamente a força de trabalho da família. São 3,4 mil hectares de espécies diversas de hortaliças e uma produção de mais de 303 mil toneladas que colorem a mesa a população.

 

Diante desse cenário, o Espaço de Valorização da Agricultura Familiar (Evaf), na Agrobrasília 2017, tem o circuito da olericultura como um dos mais visitados. Os agricultores que se dedicam a essa atividade precisam buscar a redução do uso da água, dos custos com insumo e mão de obra, o aumento de produtividade e ainda a melhoria da qualidade de seus produtos. Para ajuda-los, técnicos da Emater apresentam tecnologias comprovadamente viáveis para os empreendimentos localizados na região do DF e Ride.

 

Mais uma vez, o foco principal do espaço é o cultivo em ambientes protegidos, com uso de túneis, telados e estufas, com uso de cobertura morta no solo e plástico (mulching), a irrigação por gotejamento, e o uso do equipamento Irrigas, tecnologia desenvolvida pela Embrapa que auxilia o agricultor a fazer o manejo da irrigação, utilizando água apenas quando necessário.

 

Porém, nesta edição do evento, foram introduzidas como novidades o cultivo hidropônico e o semi-hidropônico em vasos, com uso de energia solar. Além disso, os produtores vão conhecer novos cultivares de hortaliças, técnicas de manejo da irrigação e da fertirrigação e outros tratos culturais.

 

Serviço

Espaço de Valorização da Agricultura Familiar (Evaf)  – AgroBrasília 2017

Data: 16 a 20 de maio (terça-feira a sábado)

Local: Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, no km 5 da BR-251, no sentido Brasília—Unaí.

 

Informações à imprensa:

Nome do assessor: Christina / Carolina / Rinaldo

Email: ascom@emater.df.gov.br

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br