Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
15/05/17 às 15h08 - Atualizado em 29/10/18 às 11h41

Circuito agroecológico apresenta técnicas de produção integrada e consorciada

 

No Espaço de Valorização da Agricultura Familiar (Evaf), na AgroBrasília 2017, os produtores terão acesso a tecnologias agroecológicas adotadas em uma área agroflorestal

 

O Espaço de Valorização da Agricultura Familiar (Evaf), na AgroBrasília 2017, traz entre seus 13 circuitos o da agroecologia, com tecnologias adotadas em uma área agroflorestal de 1,4 hectare.

 

No circuito, os produtores aprenderão mais sobre as técnicas de adubação verde, compostagem e de produção de biofertilizantes, bem como sobre mecanismos ecológicos de cooperação, associação e integração entre animais, vegetais e agroflorestas.  O circuito é a oportunidade de observar como os alimentos são produzidos de forma a aproveitar racionalmente os espaços, a adubação, a irrigação, e a mão de obra do agricultor.

 

No local, será possível conferir junto aos técnicos de plantão o cultivo de hortaliças não convencionais, o cultivo de frutas em consórcio com grãos e a produção integrada de animais e plantas.

 

Entre as tecnologias que auxiliam na economia de água destacam-se o plantio direto de hortaliças, o uso de cobertura morta com palha e cobertura com plástico – com sistemas de irrigação mais econômicos, como o gotejamento.

 

Os produtores também aprenderão técnicas de produção de biofertilizantes sólidos e líquidos, que permitem a obtenção de produtos ricos em nutrientes e microrganismos capazes de controlar doenças em plantas cultivadas e adicionar matéria orgânica de boa qualidade no solo.

 

Avicultura – Na parte que integra a lavoura e pecuária, será apresentada produção de ovos caipiras no pastejo rotacionado, formas de alimentação alternativa na criação de aves , manejo sanitário e forma de captação de água da chuva.

 

Veja aqui um pouco do espaço da Agroecologia (clique em toggle fullscreen para melhor visualização)


Sistema orgânico de produção em consórcio de frutas com grãos

 

Serviço

Espaço de Valorização da Agricultura Familiar (Evaf)  – AgroBrasília 2016

Data: 16 a 20 de maio (terça-feira a sábado)

Local: Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, no km 5 da BR-251, no sentido Brasília—Unaí.

 

Informações à imprensa:

Nome do assessor: Christina / Carolina / Rinaldo

Email: ascom@emater.df.gov.br

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br