Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
18/04/16 às 14h22 - Atualizado em 29/10/18 às 11h37

Centro de Treinamento da Emater-DF Ceasa-DF oferecem cursos gratuitos a entidades cadastradas no Banco de Alimentos

 

O Banco de Alimentos da Ceasa-DF e o Centro de Treinamento da Emater-DF (Centrer), estão oferecendo cursos para entidades cadastradas no Banco de Alimentos da Ceasa-DF. Além da palestras explicativas, as instituições participam de uma oficina, onde colocaram em prática os conhecimentos adquiridos. Nesta terça-feira, 19, será ministrado o curso “Aproveitamento Integral de Alimentos”. No último dia 7/04, foi realizado o curso de técnicas de resfriamento e congelamento de alimentos. Os cursos estão sendo realizados no Centro de Capacitação e Comercialização da Agricultura Familiar da Ceasa-DF.

 

Sobre o curso realizado, a nutricionista da Emater-DF Lidiane Matos, observa que treinar as instituições é fundamental, pois existem diversos erros no momento que os produtos são congelados. “A dona de casa, por exemplo, pensa que é só cortar o alimento e colocar no congelador. É importante entender que para o alimento durar mais e não ficar contaminado, ele deve ser higienizado e sanitizado corretamente antes de ser congelado “, explicou. A demanda por esse curso é grande porque as Instituições muitas vezes recebem grande quantidade de alimentos que não conseguem consumir dentro de um curto período, assim o congelamento vem como forma de conservar por mais tempo para que possam utilizar esses alimentos em outro momento.

 

Doralice Maria de Jesus, cozinheira da Creche Semente de Luz em Samambaia Sul, ficou muito satisfeita com as dicas que recebeu da equipe da Emater-DF. “As vezes temos dúvidas sobre a forma correta de guardar os alimentos na geladeira, e acho muito importante aprender mais sobre congelamento e processamento de alimentos”, declarou.

 

A Instituição ABC Prodein da Estrutural enviou a nutricionista Vanessa Cristina para participar da oficina, segundo Vanessa a capacitação abordou temas necessários para o melhor acondicionamento de alimentos. “Para a nossa instituição, esse treinamento é essencial para adquirir técnicas novas e repassar para nossos voluntários. Um dos assuntos mais abordados foi a questão da sanitização, ou seja, os cuidados com a limpeza e a higiene para evitar a contaminação de alimentos”, destacou.

 

Próximas capacitações:

19 de abril – Aproveitamento Integral dos Alimentos
17 de maio – Técnicas de Congelamento e Resfriamento de Alimentos
31 de maio – Aproveitamento Integral dos Alimentos

 

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br