Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
15/09/15 às 12h10 - Atualizado em 29/10/18 às 11h35

Centro de Excelência do Cerrado é inaugurado no Jardim Botânico

 

O dia repleto de atividades culturais marcou a inauguração do Centro de Excelência do Cerrado, no Jardim Botânico de Brasília, nesta sexta-feira (11). O espaço, de 1,6 mil metros quadrados, tem salas para estudos científicos sobre conservação, preservação e valorização do bioma típico do Centro-Oeste, além de áreas para seminários, exposições e reuniões.

 

A solenidade oficial ocorreu após um sarau promovido por poetas locais, como Nicolas Behr e Bic Prado. O governador Rodrigo Rollemberg compareceu à cerimônia, na qual estiveram presentes os secretários da Agricultura, José Guilherme Leal, e do Meio Ambiente, André Lima, a presidente do Ibram Jane Vilas Boas, o extensionista da Emater-DF, Sumar Magalhães, e o chefe-geral da Embrapa Cerrados, José Roberto Peres.

“Aqui é um espaço de educação ambiental, de mobilização, de conscientização, de virada de consciência para que possamos perceber a importância, a preciosidade do que significa o Cerrado para o nosso Brasil”, enfatizou Rollemberg.

 

Para o secretário do Meio Ambiente, André Lima, o centro transcende a educação e a pesquisa científica. “É também um espaço cultural, para cativar as pessoas com essa luta pela proteção do Cerrado.”

 

O chefe-geral da Embrapa Cerrados, José Roberto Peres destacou que a parceria entre a empresa e a Emater-DF será muito eficaz para este projeto. “A nossa parceria com a Emater-DF já dura 40 anos. Neste momento, estamos iniciando mais uma parceria de boas práticas agrícolas, um projeto sobre sistemas integrados de produção. Produzir alimento em ambiente limpo, prestando serviços ambientais. Estamos fazendo isso em vários núcleos aqui no Distrito Federal. Esse projeto vai ser uma vitrine, uma referência de produção sustentável”, avaliou Peres.

 

O extensionista Sumar  Magalhães destacou que a iniciativa é de criação do Centro de Excelência do Cerrado é de grande valor do ponto de vista técnico-científico. “Tenho certeza que trará grandes resultados para o desenvolvimento sustentável do Cerrado. A Emater está inserida nesse contexto, por meio de sua missão de multiplicador e educador por natureza”.

 

“Acho que todos nós que amamos o Cerrado e trabalhamos pela sustentabilidade precisamos nos juntar. Precisávamos desse ponto de convergência. O Cidadão vai poder congregar todas as forças que precisam existir para salvar esse bioma maravilhoso. Este é um momento de reinvenção do Estado para entendermos que o Cerrado está dentro de nós mesmos”, afirmou o deputado distrital, Joe Valle (PDT/DF).

 

Garantindo que a união das várias entidades com forte interface com o Cerrado — Seagri, Emater-DF, Secretaria do Meio Ambiente, Ibram e Embrapa —, estão se unindo nesse momento de criação do Centro de Excelência do Cerrado, o secretário de Agricultura José Guilherme Leal avaliou que a hora é de boas perspectivas e responsabilidades. “Temos colocado em prática uma parceria entre essas instituições e sentimos a responsabilidade de dar garantias à sustentabilidade nas práticas agrícolas. O que faremos é acelerar esse processo, porque não dá mais para esperar por nada. As tecnologias que temos empregado na produção de alimentos nos acenam um bom horizonte e entedemos que vamos avançar”, assegurou. Leal lembrou que o trabalho do Cadastro Ambiental Rural (CAR) é uma das responsabilidades assumidas pela Seagri e também o trabalho da recuperação de nascentes, da revegetação, principalmente da região do Projeto Produtor de Águas, no Pipiripau, entre outros.

 

Agência Brasília
www.agenciabrasilia.df.gov.br

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br