Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
29/06/18 às 18h49 - Atualizado em 29/10/18 às 11h45

Centro de Agroqualidade e Aproveitamento Integral dos Alimentos é inaugurado

 

O espaço faz parte de um projeto desenvolvido pela Emater-DF, Secretaria de Agricultura e Ceasa-DF

 

Na tarde desta sexta-feira (29), foi inaugurada a Unidade de Excelência em Agroqualidade e Aproveitamento Integral dos Alimentos. O espaço fica dentro das instalações do Banco de Alimentos da Ceasa-DF, onde atualmente ocorre a seleção e distribuição dos alimentos in natura enviados para as instituições beneficiadas.

 

O projeto foi desenvolvido pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF), Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri-DF) e Centrais de Abastecimento do Distrito Federal (Ceasa-DF) visando o combate ao desperdício de alimentos e a promoção da segurança alimentar e nutricional da população do DF.

 

“Atenderemos neste espaço agricultores, mulheres, jovens, população urbana, instituições beneficiadas pelo Banco de alimentos para ações de capacitação, de aproveitamento integral, conservação e distribuição de alimentos”, explica a gerente do Centro de Capacitação da Emater-DF, Sandra Cristina de Sousa.

 

Paralelo às capacitações, o local também contará com fabricação de produtos minimamente processados para atender ao Programa de Desperdício Zero. “Vamos trabalhar em conjunto para diminuir ainda mais as perdas dos alimentos que são comercializados dentro da Ceasa-DF”, disse Sandra.

 

Segundo a diretora executiva da Emater-DF, Isabel Cristina Lima, a unidade de minimamente processados irá desenvolver um trabalho diário de aproveitamento e beneficiamento das frutas e hortaliças destinadas para o Banco de Alimentos. “Iremos capacitar os colaboradores na área de processamento para trabalharem com esses alimentos que serão entregue as instituições beneficiárias. São alimentos de boa qualidade que antes eram jogados no lixo, por ter alguma parte amaçada ou pequenos apodrecimentos, mas que não precisam ser totalmente descartados”.

 

A diretora executiva ainda destacou que o local manterá cursos de capacitações destinados aos agricultores atendidos pela Emater. “Os produtores rurais das regiões mais distantes como Brazlândia, Alexandre Gusmão, Ceilândia e Gama agora terão uma base do Centro de Capacitação da Emater-DF, mais próxima, dentro da Ceasa, para que possam continuar fazendo cursos de processamento de alimentos”, disse.

 

 

 

 

Patrícia Távora

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br