Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
9/08/19 às 16h11 - Atualizado em 9/08/19 às 16h41

Cavalgada e concurso de receitas marcam encerramento da Semana do Pimentão

 

Agricultor em plantio de pimentão, carro-chefe da produção no núcleo rural Taquara, em Planaltina

 

A Semana do Pimentão tem seu ponto alto na noite deste sábado (10), com a solenidade oficial e o concurso de receitas com pimentão. A noite contará ainda com apresentações musicais, a exposição agrícola, com mostra de produtos da região e o concurso da Rainha do Pimentão. No domingo, as atividades se encerram com uma cavalgada, que espera cerca de 50 cavaleiros.

 

Começa nesta quarta a 21ª Semana do Pimentão no núcleo rural Taquara
Produção de pimentão deve ter aumento de 20% no DF na próxima safra
Emater-DF incentiva o uso correto de defensivos agrícolas

 

As palestras técnicas se encerram nesta sexta-feira, com os temas de cultivo protegido em túnel alto e importância dos micro-organismos do solo. O evento também trouxe informações sobre gestão de propriedades rurais, rastreabilidade, tecnologias para conseguir alta produtividade na cultura do pimentão, entre outras.

 

As atividades da Semana do Pimentão foram pensadas para dar ao produtor subsídios para potencializar a sua produção e comercialização.  O produtor Maurício Rezende, presidente da Cooperativa Agrícola da Região de Planaltina (Cootaquara), afirmou que os assuntos tratados na Semana do Pimentão foram relevantes.  “Os temas do encontro técnico do pimentão foram debatidos em reuniões envolvendo a cooperativa, a Emater-DF e o Senar-DF, atendendo a necessidade dos produtores”, disse.

 

“A atividade agrícola é um cenário em que o produtor tem que tomar decisões rápidas todo dia. Um dia está quente, o outro dia está frio, o outro dia venta. A natureza é extremamente complexa e variável e para tomar essas decisões rápidas, o agricultor precisa estar capacitado cada dia mais”, explicou o engenheiro agrônomo e extensionista rural da Emater-DF Carlos Banci.

 

Produtores durante palestra no encontro técnico do Pimentão.  Foto: Paola Magalhães/Senar-DF

 

Quarta hortaliça mais cultivada no DF, o pimentão é o carro-chefe da produção no núcleo rural Taquara. Responsável pelo sustento de várias famílias, o cultivo do pimentão tem grande impacto social na região. A Semana do Pimentão se encerra neste domingo (11), após a cavalgada e show ao vivo no parque de exposições.

 

Pimentões produzidos no Distrito Federal, que deve ter aumento de 20% na próxima safra

 

Aumento na produção
Os produtores de pimentçao esperam um aumento de até 20% na próxima safra, após três anos seguidos de queda. No núcleo Taquara, os extensionistas da Emater-DF já registram um aumento de 20% da área plantada em relação ao ano passado.

 

“Como choveu mais em relação aos três anos passados, houve uma recuperação. Além disso, como vários produtores, inclusive em outras regiões, saíram dessa produção, aumentou a demanda em relação à oferta e melhorou um pouco o preço para o produtor”, explica o engenheiro agrônomo e extensionista rural da Emater-DF Carlos Banci.

 

O núcleo rural Taquara está entre os maiores produtores de pimentão de alta tecnologia do país. “Mesmo com a queda na produção, muita gente aqui se manteve na atividade, porque a região é tradicional”, afirma Banci. “Agora, os agricultores precisam adotar algumas tecnologias e alguns cuidados para potencializar a produção”, completa.

 

“A Emater-DF, em conjunto com seus parceiros, tem buscado alternativas e formas de trabalhar para que haja sustentabilidade no processo produtivo, tanto na questão econômica, quanto na ambiental”, afirmou o supervisor regional da Emater-DF, Rodrigo Alves, durante encontro com produtores.

 

 

A Emater-DF
Empresa pública que integra o Sistema Agricultura do Distrito Federal junto com a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural e a Ceasa. A Emater atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF e Entorno. Por ano, realiza cerca de 120 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

 

 

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br