Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
17/03/15 às 8h16 - Atualizado em 29/10/18 às 11h23

Campanha recolhe embalagens de agrotóxicos nesta quarta-feira (18)

 

Nesta quarta-feira (18), produtores rurais do núcleo rural Taquara (Planaltina-DF) participam da campanha de recolhimento de embalagens de agrotóxicos realizada pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF). A campanha estimula o descarte correto dos recipientes, evitando danos à saúde da família rural e ao meio ambiente.

 

“A campanha é realizada duas vezes por ano na Taquara, evitando que o agricultor mantenha essas embalagens armazenadas por muito tempo na propriedade, facilitando a devolução “, explica o extensionista da Emater-DF, Revan Soares.

 

Na mobilização feita junto aos produtores, os técnicos também fazem um trabalho educativo, explicando a importância da devolução , bem como da tríplice lavagem e perfuração das embalagens.

 

Legislação

 

Em junho de 2000, o governo federal promulgou a Lei nº 9. 974 que visa minimizar o problema da destinação final dos recipientes de agrotóxicos. A lei atribui ao fabricante a responsabilidade pela destinação final da embalagem do produto pós-consumido e ainda compartilha deveres entre revendedores, agricultores e o próprio governo.

 

Para fazer cumprir a lei, a Emater-DF realiza campanhas educativas junto aos agricultores, levando até as comunidades rurais essas coletas de embalagens de agrotóxicos itinerantes, sempre em parceria com a Associação de Empresários de Agronegócios (Aeagro) e com a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri).

 

Em 2014, foram realizadas oito campanhas no DF. Além delas, os produtores contam com pontos fixos de coleta de embalagens. Um está localizado em Brazlândia para atender às demandas, principalmente, dos núcleos rurais de Brazlândia, Alexandre de Gusmão e Ceilândia. Outro ponto está localizado no Programa de Assentamento Dirigido do Distrito Federal (PAD-DF). Após a coleta, as embalagens são encaminhadas para um centro de reciclagem.

 

Carolina Mazzaro

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br