Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
12/09/17 às 9h01 - Atualizado em 29/10/18 às 11h42

Caminhos do Saber promovem diálogos com a sociedade no Congresso de Agroecologia

 

Entre as nove tendas da atividade, Emater-DF participa com oficinas no espaço Alimentação Saudável

 

Os Caminhos do Saber fazem parte da programação do Congresso de Agroecologia 2017, realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, até sexta-feira (15). São nove tendas com temas que dialogam com a agroecologia, abertas para debates, troca de conhecimento, oficinas e atividades pedagógicas.

 

No caminho Alimentação Saudável a equipe do Centro de Treinamento da Emater-DF promove oficinas de sucos funcionais, aproveitamento integral dos alimentos e uso de plantas alimentícias não convencionais. A nutricionista da Emater-DF, Danielle da Rosa Amaral, explica que “o objetivo é mostrar opções e estimular o público para o uso integral dos alimentos, sem desperdícios, e melhor aproveitamento dos nutrientes.

 

Nessa terça-feira, a oficina falou sobre sucos funcionais, usados para cura e prevenção de doenças, com a demonstração de preparo de um suco energético. Na quarta-feira (13), a oficina mostrará receita para aproveitamento integral da mandioca, com uso da entrecasca para o recheio. Já na quinta-feira (14), será feita receita com plantas alimentícias não convencionais, com elaboração de um Wrap com Ora-pro-nobis e recheio de carne de jaca verde com castanha de baru.

 

Participante do Congresso, a bióloga e nutricionista de Uberlândia (MG),  Paula Maywald, gostou da temática das oficinas oferecidas. “O aproveitamento integral dos alimentos é essencial nos dias de hoje e está relacionado às práticas sustentáveis. É importante que as pessoas percebam que isso é um passo que deve a ser seguido para a sustentabilidade do planeta. A demanda por alimentos está cada vez maior”, diz.

 

Além das oficinas da Emater, o caminho sobre Alimentação Saudável traz Percurso Sensorial pelos Biomas Brasileiros, experiência em Comunidades que Sustentam a Agricultura (CSA) no Distrito Federal, vídeos, lançamento da nova versão do site “Mapa das feiras orgânicas no Brasil”, oficina de alimentação saudável com crianças e painel sobre Compras Públicas da Agricultura Familiar.

 

Caminhos do Saber

 

  • Nos caminhos do saber são abordados os seguintes temas:
  • Juventude (REGA) – Agroecologia para Quem?
  • Alimentação Saudável
  • Água
  • Tenda Dona Flor – Saberes Populares e Tradicionais da Saúde
  • Sociobiodiversidade
  • Tecnologias Sociais
  • Sustentabilidade e Educação
  • Casa da Reforma Agrária
  • Agricultura Urbana e Periurbana (acontece na Escola da Natureza, no Parque da Cidade).

 

VEJA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DE CADA CAMINHO AQUI.

 

CONGRESSO DE AGROECOLOGIA

 

O Congresso de Agroecologia 2017 é a realização simultânea do VI Congresso Latino-americano de Agroecologia, X Congresso Brasileiro de Agroecologia e V Seminário de Agroecologia do Distrito Federal e Entorno.Os eventos são promovidos pela Sociedade Científica Latino-americana de Agroecologia (SOCLA) e Associação Brasileira de Agroecologia (ABA-Agroecologia) e organizados em Brasília por uma comissão formada por representantes da Embrapa, Universidade de Brasília,  Emater- DF, Secretarias de Estado do GDF (Seagri e Sedestmidh), IBRAM e ISPN. Conta com o apoio de vários ministérios, organizações e movimentos sociais. O evento é patrocinado por BNDES, Itaipu Binacional e Fundação Banco do Brasil. Acompanhe as novidades www.agroecologia2017.com e nos perfis do facebook e instagram.

 

1209 caminhos

1209 oficina_congresso2

1209 caminhos2

 

Carolina Mazzaro

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br