Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
28/05/19 às 15h52 - Atualizado em 28/05/19 às 15h58

Câmara Legislativa debate políticas públicas e qualidade da alimentação na primeira infância

Audiência pública discutiu os desafios da alimentação saudável na primeira infância – Foto: Carlos Gandra/CLDF

 

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) sediou, nesta segunda-feira (27), audiência pública sobre o acesso a alimentos de qualidade pela população, especialmente na primeira infância. O presidente da Ceasa-DF, Wilder Santos, compôs a mesa representando o Sistema Agricultura, formado também pela Emater-DF e a Secretaria de Agricultura. Santos ressaltou a utilidade do Banco de Alimentos do órgão, bem como políticas públicas do setor agropecuário para o crescimento da agricultura familiar. 

 

O Banco de Alimentos recebe, seleciona e distribui alimentos para entidades como creches, lares de idosos e centros de apoio socioeducativos.  Atualmente, 132 instituições são atendidas, alcançando 32 mil pessoas semanalmente. Programas como o Desperdício Zero (PDZ) e políticas públicas como os programas de Aquisição de Alimentos (PAA) e de Aquisição da Produção da Agricultura (PAPA/DF) foram destacados.

 

“Política pública é isso, temos que sempre lutar e defender. A sociedade se organizando”, ressaltou Wilder Santos. Os extensionistas da Emater-DF Letícia Pastor Gomez Martinez e Blaiton Carvalho da Silva também participaram da discussão.

 

Agricultura familiar passa a entregar produtos em todas as escolas públicas do DF

Agricultores orgânicos de São Sebastião ganham mais um ponto de comercialização

Aquaponia une produção de peixes e hortaliças

 

Durante o debate, o assessor de políticas sociais da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais (Contag), Antônio Souto, destacou a importância da agricultura familiar no processo alimentar e a necessidade de se lançar um olhar diferenciado com objetivo de fortalecer o setor. “A agricultura familiar é responsável por 70% dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros”, ponderou.

 

Alimentação nas escolas

 

Segundo Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios (Pnad), o DF possui 45 mil famílias em situação de insegurança alimentar e nutricional e 6 mil em situação de insegurança crítica. Mediador do encontro, o deputado Leandro Grass (Rede) ressaltou que 261 mil crianças no DF estão em regiões com renda domiciliar baixa.

 

Para ele, a escola é o espaço em que a grande maioria dessas crianças tem a possibilidade de se alimentar com um grau mínimo de qualidade. O parlamentar citou a importância do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que no DF conta com a atuação da Emater, da Secretaria de Agricultura e da Secretaria de Educação. No último ano, foram destinados R$ 12 milhões para aquisição de frutas, verduras e legumes por meio do programa.

 

“Isso pressupõe o envolvimento de todos os atores dessa cadeia, os agricultores, as empresas envolvidas, especialmente a Emater, a Seagri e a Educação”, ressaltou. Representante da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), do Programa de Alimentação, Nutrição e Cultura da Fundação Oswaldo Cruz, da Universidade de Brasília, do Conselho de Alimentação Escolar e do Conselho Federal de Nutricionistas também participaram do evento.

 

 

A Emater-DF

 

Empresa pública que integra o Sistema Agricultura do Distrito Federal junto com a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural e a Ceasa. A Emater atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF e Entorno. Por ano, realiza cerca de 120 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br