Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
16/07/15 às 10h12 - Atualizado em 29/10/18 às 11h34

Cadastro Ambiental volta a ser tema principal dos debates de conselheiros rurais

 

O Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável – grupo formado com membros da comunidade, segurança pública, secretário de agricultura, presidentes da Emater e Ceasa, organizações sociais, instituições financeiras, representante da secretaria de meio ambiente, IBRAM e UnB – fez a sua segunda reunião do ano, ontem (15), no auditório do escritório da Emater de Brazlândia/DF. Dentre os pontos discutidos estavam a melhoria das estradas, transporte, segurança, telefonia, internet e o Cadastro Ambiental Rural (CAR).

 

O CAR foi bastante discutido entre os presentes, porque os ocupantes de imóveis rurais no DF devem entregar o documento até o dia 6 de maio de 2016. Os conselheiros foram informados que algumas empresas particulares estão cobrando até R$ 1.500,00 para fazer o cadastro de interessados via internet. “Não precisa disso neste momento. Estamos realizando mutirões em cada região para atender o maior número de agricultores familiares possível. Já estivemos no Núcleo Rural Pipiripau e vamos a todo o DF”, disse o presidente da Emater – DF, Argileu Martins.

 

A ação de cadastramento envolve as Secretarias de Agricultura e Meio Ambiente, Emater e Ibram. “Todos devem fazer o cadastro para, além de outros benefícios, continuar tendo acesso aos programas de compras institucionais do governo e aos créditos concedidos pelas instituições financeiras oficiais”, disse o secretário da agricultura, José Guilherme Leal. O secretário de agricultura explicou aos conselheiros representantes dos agricultores familiares que o Sistema Público de Agricultura do Governo de Brasília está disposto a formar e treinar estagiários para preencher cadastros.

 

A ideia agradou o professor da UnB, Antônio de Almeida Nobre Júnior, que prometeu ajudar na tarefa. Já o representante da Secretaria de Meio Ambiente, subsecretário de Áreas Protegidas, Cerrado e Direitos Animais, Rômulo Mello, completou: “Vamos prestar orientações técnicas às associações para agilizar o trabalho. É um tipo de ação diferenciada para quem produz e preserva o meio ambiente”.

 

Texto – Ascom/ Seagri-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br