Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
9/11/15 às 16h05 - Atualizado em 29/10/18 às 11h35

Brazlândia apresenta o melhor da área rural

 

A 26ª Mostra Agrícola de Brazlândia, promovida pela Emater-DF, apresentou ao público a grande variedade de produtos que a cidade oferece. Ao todo, mais de 220 agricultores participaram da exposição, que premiou, na noite da última sexta-feira (6), os 65 melhores. Cada um recebeu R$ 200. A premiação em dinheiro — R$ 13 mil — foi oferecida pelo Banco de Brasília (BRB). A solenidade de entrega dos prêmios contou com a participação de mais de 120 pessoas no auditório da Associação Rural e Cultural de Alexandre de Gusmão (Arcag).

 

Além de morangos — vitrine da produção agrícola da cidade —, a mostra tinha milho, soja, feijão, maracujá, goiaba, mexerica, limão, mandioca, beterraba, cenoura, pimentão, chuchu, berinjela, tomate, vagem, repolho, abóbora, cebolinha, coentro, salsa, alface, rúcula, pepino e maxixe, dentre outros. Na ocasião, foram premiados também os três melhores produtores de morango que participaram do 4º Concurso de Boas Práticas Agrícolas (BPA).

 

De acordo com o gerente do escritório da Emater-DF em Brazlândia, Rodrigo Teixeira Alves, a mostra apresenta o alto potencial agrícola da cidade. “Consumidores, empresários e agentes públicos podem ver de perto a qualidade e as oportunidades do setor agropecuário na região”, exemplifica. Para a premiação, os jurados — técnicos da Emater-DF e Embrapa — avaliaram itens como formato, aparência, coloração e tamanho.

 

Já o concurso de Boas Práticas Agrícolas avalia as condições da propriedade onde os produtos são cultivados. “Nesse caso, observamos aspectos de higiene, saneamento básico, qualidade da água, condições do local onde as hortaliças ou frutas são embaladas e como que elas são transportadas”, explica Rodrigo. Tudo é feito pensando não só no produtor e sua família, mas também no consumidor final. “Esse trabalho garante que o morango vai chegar à mesa do brasiliense com qualidade e segurança”, conclui.

 

Os agricultores Divino Fernandes Alves, Maria Cleuza de Barros e Abdias Nascimento foram os vencedores do concurso de BPA. Atendidos pela Emater-DF, os três apresentaram as melhores condições nos aspectos avaliados pela equipe da empresa. “O concurso tem um caráter motivacional. Com essa atividade, incentivamos a produção de alimentos mais limpos”, acrescenta Rodrigo. A avaliação envolve também aspectos trabalhistas, sociais e ambientais.

 

Tanto a Mostra Agrícola como o Concurso de BPA foram organizados pelas esquipes dos escritórios da Emater-DF em Brazlândia e no núcleo rural Alexandre de Gusmão.

 

Rinaldo Costa 
Assessoria de Comunicação – Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br