Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
10/12/18 às 9h58 - Atualizado em 10/12/18 às 10h05

Brasília ganha mais uma feira orgânica

Foi inaugurado neste sábado (08) mais um ponto de venda de orgânicos no DF. Desta vez, a região beneficiada foi Taguatinga. Todos os sábados, das 8h às 12h, agricultores orgânicos, de flores e de plantas ornamentais vão comercializar seus produtos no espaço da Associação dos Feirantes das Feiras Livres de Taguatinga (antigo posto policial), localizada na CSD 04, Vila Matias, em Taguatinga Sul. Na praça, já há uma tradicional feira que funciona há mais de 40 anos.
A iniciativa faz parte do trabalho realizado pelo Escritório Especializado em Comercialização (Escom) da Emater-DF para articular e viabilizar novos pontos de venda aos produtores locais. “Foi feito um mapeamento e diagnóstico das feiras do Distrito Federal, convencionais e orgânicas. Com esse trabalho verificamos que há locais que ainda carecem de feiras e que podemos articular para que produtores e consumidores sejam beneficiados com a criação de novos circuitos curtos de comercialização”, diz o assessor da Emater-DF, Marcelo Costa.

O gerente do Escom, Blaiton Carvalho, destaca que a criação desse espaço de produtos orgânicos não concorre com as demais bancas de hortaliças, mas complementa. “É o primeiro ponto de venda de orgânicos, direto do produtor, da região”.
Para a coordenadora do programa de agroecologia da Emater-DF, Roseli Oliveira, “a participação de produtores orgânicos em feiras faz com que esses alimentos sejam mais acessíveis às diferentes classes sociais, por um preço justo”.
Já o presidente da Emater-DF, Roberto Carneiro, diz que “entre os principais benefícios dos circuitos curtos de comercialização estão a venda direta ao consumidor, a valorização da produção local, a facilidade de logística para o produtor, que pode vender em locais mais próximos da propriedade, com menor uso de transporte”.
“Em feira livre nunca se falou em um espaço de produtos orgânicos. Esse é o primeiro local de outros que querermos articular com a Emater para viabilizar. É bom para o consumidor e para os agricultores”, diz o presidente da Associação dos Feirantes das Feiras Livres de Taguatinga, Jacy Luiz Rodrigues.

Produtores
No espaço destinado aos orgânicos e plantas ornamentais, comercializam Valdir de Oliveira, da chácara Vida Verde e mais cinco agricultores orgânicos certificados, e produtores da Cooperativa dos Produtores de Flores e Plantas Ornamentais do DF (Multiflor).

MAPA DAS FEIRAS
No site da Emater-DF, é possível acessar um mapa com a localização de todas as feiras orgânicas e convencionais do DF. Em breve, a da Vila Matias estará no mapa.

? Feiras do DF

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br