Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
9/08/18 às 12h52 - Atualizado em 29/10/18 às 12h55

Boas práticas garantem qualidade e segurança alimentar

 

Nessa quinta-feira (9), a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF) iniciou o primeiro módulo da capacitação em Boas Práticas de Fabricação (BPF), no Centro de Capacitação Tecnológica e Desenvolvimento Rural da Emater (Centrer), localizado na Ceasa. A capacitação conta com a participação de 30 agricultores que processam ou querem iniciar o processamento de alimentos, a fim de agregar valor aos seus produtos.

 

“As Boas Práticas de Fabricação abrangem um conjunto de medidas que devem ser adotadas pelas agroindústrias a fim de garantir a qualidade sanitária de seus produtos”, explica a coordenadora do programa de agroindústrias da Emater-DF, Sônia Cascelli.

 

Com o curso, os participantes serão capazes de adotar os procedimentos necessários e ter um controle geral do processo, identificar pontos críticos, realizar planos de ação para sanar falhas, e assim fornecer um produto seguro quanto aos padrões de qualidade higiênico-sanitária, desde a fase de recepção da matéria-prima até o produto final. Além disso, o certificado da capacitação é um dos requisitos exigidos para regularização da agroindústria.

 

Entre os participantes está o agricultor Robert Márcio Ferreira. Na propriedade de quatro hectares, cultiva hortaliças e tem a criação de suínos. “Tenho interesse em ter uma agroindústria de embutidos e participar desse curso vai me trazer mais conhecimento e troca de experiências”, conta.

 

Cirlei de Paula Sousa é de Cristalina-GO e busca aperfeiçoamento para agregar valor aos seus produtos. “Quero comercializar mandioca descasada, ovos e mel. Normalmente o agricultor é quem corre todos os riscos da produção,  investe seu dinheiro e seu tempo na atividade para que, no final, um atravessador ganhe a maior parte do lucro. Por isso temos que buscar agregar valor ao que produzimos”, revela.

 

Curso – A capacitação é composta por seis módulos e os encontros são realizados uma vez na semana. Além de aulas teóricas, haverá exercícios práticos e visita a uma agroindústria da região. O curso vai até o dia 13 de setembro.

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br