Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
8/06/20 às 21h22 - Atualizado em 14/06/20 às 12h26

Assembleia da Asbraer discute futuro da assistência técnica e extensão rural

Assembleia virtual da Asbraer realizada com todas as emateres do Brasil nesta segunda-feira (8)

 

Nesta segunda-feira (8), a Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer) realizou a 31ª Assembleia Geral Extraordinária da Asbraer que, pela primeira vez, contou com a participação da Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina.

 

A entidade, que também comemora 30 anos nesta data, representa politicamente as entidades estaduais de assistência técnica e extensão rural em nível nacional, mantendo ativa a integração e o intercâmbio das 27 associadas distribuídas pelos estados e Distrito Federal. A Asbraer trabalha para garantir iniciativas políticas e planejamento para levar qualidade de vida para o campo, desenvolvimento rural sustentável e inovação.

 

Assembleia comemorativa de 30 anos da instituição foi realizada online em plataforma privada e reuniu representantes das instituições de Ater de todo o país. Na ocasião, foram discutidas as perspectivas de ações e projetos para assistência técnica e extensão rural no pós-pandemia.

 

A presidente da Emater-DF, Denise Fonseca, afirmou que a reunião virtual abordou questões importantes para os serviços de assistência técnica e extensão rural, como a conectividade e o uso de novas tecnologias no campo. “Estamos em um outro tempo, em que isso veio para ficar, mesmo após o fim da pandemia. Como disse a ministra, nós temos de nos reinventar”, afirmou.

 

No DF, a Emater já vem apostando nesse caminho. Extensionistas da empresa desenvolveram o DFRural, aplicativo que permite ao agricultor acessar uma série de serviços prestados pela empresa, como o cadastro rural, caderneta de campo e sistema de rastreabilidade de produtos. O aplicativo já passou ela fase de testes e deve ser lançado em breve.

 

Também, como parte do planejamento estratégico do governo do DF para o setor rural, a Emater tem levado, por meio de parcerias com outros órgãos, internet de alta velocidade e gratuita para comunidades rurais e trabalha em outro aplicativo para aproximar consumidores (pessoas físicas e jurídicas) e produtores.

 

A Emater-DF
Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF e Entorno. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br