Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
6/12/16 às 12h28 - Atualizado em 29/10/18 às 11h39

Asbraer recebe homenagem por todos os extensionistas do Brasil

 

Seminário em Brasília reúne autoridades do setor que reconhecem a importância do profissional de extensão rural para o desenvolvimento do país

 

O AGROSEMINÁRIO BRASÍLIA 2016 reuniu as mais altas autoridades do setor, na tarde desta terça-feira, 6. Promovido pelo Instituto I-UMA, debateu o tema “AGROSSOCIEDADE – A Gestão do Conhecimento e da Inovação – Os Desafios para o Desenvolvimento Sustentável”. Durante o seminário, o presidente da Asbraer e da Emater-DF, Argileu Martins, recebeu uma homenagem do Instituto, representando os extensionistas brasileiros, na figura de sua entidade nacional, pelo Dia Nacional do Extensionista Rural.

 

Presentes, o representante do ministro Blairo Maggi, o secretário nacional José Dória; o representante do ministro Osmar Terra, o secretário nacional Caio Rocha; a senadora e presidente da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária, Ana Amélia; do deputado federal e presidente da Frente Parlamentar Agropecuária, Heitor Schuch; o deputado Alceu Moreira, o representante da FAO/ONU para o Brasil, Alan Bojanic; entre outras autoridades.

 

“Agradeço em nome dos 23 mil extensionistas, do Brasil, esta homenagem. Quero, também, agradecer aos parlamentares aqui presentes que elaboraram a lei que criou o dia nacional do Extensionista. Comparando o que era o Brasil nos anos 60 e o que é o Brasil de hoje sabemos que sem o extensionista para dar o tratamento didático, pedagógico e para fazer com que o conhecimento produzido nas entidades de pesquisa cheguem ao campo, me pergunto: o que seria do nosso país sem esse profissional? Temos a consciência de que quem trabalha neste país para que os alimentos, que não são commodities, estejam na mesa dos brasileiros são os extensionistas. O que seria de 4,3 milhões de estabelecimentos de agricultores familiares se não fossem os extensionistas? São muitas questões e que apontam para a justa homenagem que vocês fazem a esses profissionais aqui”, assegurou Argileu Martins.

 

O secretário nacional de Mobilidade Social, do Produtor Rural e Cooperativismo, José Dória, do MAPA, lembrou a importância do agronegócio para o Brasil e saldou a iniciativa do programa AgroEduca. “Isso vai dar o maior legado de tudo o que estamos fazendo para a agricultura, que é segurar o jovem no campo. A mensagem que o ministro nos dá, desde que assumiu, é que devemos facilitar a vida dos pecuaristas e dos agricultores. Essa gente que produz para que o Brasil cresça”.

 

“Faço uso da palavra em nome do ministro Osmar Terra, que está no exterior e que me pediu para que viesse cumprimentar todos vocês, em especial o Instituto I-UMA. Quero fazer uma saudação aqui ao presidente da Asbraer e Emater-DF, Argileu Martins. Ele que preside a todos nós, extensionistas do Brasil. A homenagem hoje que é feita à extensão rural brasileira é muito importante. Vejo assim, porque nas mãos deles está entregue a segurança alimentar e hídrica. Como extensionsita que também sou, agradeço”, falou o secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, do Ministério do Desenvolvimento Social.

 

O seminário debateu as perspectivas tecnológicas e de produção no fortalecimento do agronegócio brasileiro, reunindo as instituições âncoras da agricultura e do meio ambiente, empresários, entidades rurais, da pesquisa e da tecnologia. O encontro discutiu, também, questões estratégicas sobre os desafios do Brasil para chegar à liderança no Agronegócio mundial, permitindo tratar de temas como a sustentabilidade, Stewardship, sistemas regulatórios exigentes, entre outros.

 

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br