Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
9/02/15 às 15h30 - Atualizado em 29/10/18 às 11h23

Asbraer elege novo Conselho Diretor durante assembleia geral em Brasília

 

Na próxima terça-feira, dia 10 de fevereiro, a Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer) elege novo Conselho Diretor para o biênio 2015-2017. Os dirigentes serão eleitos durante a 48ª Assembleia Geral Ordinária, que acontece das 9 horas às 18 horas, no Auditório da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, em Brasília. A solenidade de posse da nova Diretoria será às 18 horas, no mesmo local.

 

O Conselho Diretor será escolhido pelos dirigentes das 27 Associadas, entidades públicas de Ater dos Estados da Federação. Esses dirigentes representam os mais de 25 mil profissionais dedicados à Ater no Brasil, que prestam atendimento, em mais de cinco mil escritórios locais (91% dos municípios do País), e a 2,3 milhões de beneficiários.

 

Serão definidos titulares e suplentes para os seguintes cargos: Presidente, Vice-Presidente, Diretor Região Norte, Diretor Região Sul, Diretor Região Nordeste, Diretor Região Centro-Oeste, Diretor Região Sudeste.

 

Momento importante para o Serviço de Ater

 

O Serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) passa por um momento importante. Em 2014 a Asbraer elaborou um Planejamento Estratégico para ser utilizado por todo o Sistema Público de Ater no país. O objetivo é orientar as ações da Extensão Rural em todos os Estados Brasileiros.

 

O Planejamento foi elaborado com a participação efetiva de mais de dois mil extensionistas de todo o Brasil. Nele, foram apontadas diretrizes para a Ater pública nacional e a necessidade de reestruturação das Entidades Estaduais.

 

De acordo com o presidente da Asbraer, José Ricardo Roseno, que conduziu todo processo, a ação começou em abril de 2014 com discussões profundas e sistematizadas, por meio da participação de dirigentes, extensionistas e administrativos das entidades públicas. E nos últimos meses de novembro e dezembro foram realizados Seminários regionais para apresentar a consolidação do Planejamento. “O Planejamento Estratégico visa potencializar a Ater em todo país com foco na universalização deste serviço que é essencial para toda a sociedade”, destaca.

 

Outro fator importante para o Serviço de Ater é a implementação da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), sancionada em dezembro de 2013 pela presidente Dilma Rousseff, mas que ainda não foi operacionalizada. A nova Agência, com orçamento previsto de aproximadamente R$ 1,4 Bilhão, visa aumentar o acesso dos agricultores ao conhecimento e à tecnologia, que vão ajudar a melhorar a produtividade no campo. A Asbraer participou de rodo processo de implementação para garantir total participação das Entidades Estaduais de Ater na nova Entidade.

 

A Asbraer e o Serviço Estadual de Ater

 

A Asbraer é a representante institucional e política de todo Sistema Estadual de Ater no Brasil. A entidade avança com os parceiros, no trabalho em Rede, a fim de fortalecer nacional e internacionalmente a assistência técnica e extensão rural, um serviço essencial de desenvolvimento rural sustentável para melhoria da qualidade de vida e redução das desigualdades no Brasil.

 

O público atendido pela ação extensionista abrange produtores rurais, agricultores familiares, jovens rurais, público urbano, assentados da reforma agrária e comunidades rurais tradicionais – extrativistas, pescadores, ribeirinhos e quilombolas, dentre outros.

 

A rede pública de Ater atualmente é a principal integradora e executora das políticas públicas dos governos municipais, estaduais e Federal. É responsável pela aplicação de 80% do Pronaf; 87% do PNAE; 62% do PAA; 51% do “Brasil sem Miséria”; além de atuar na implementação de programas como “Minha Casa, Minha Vida Rural”, “Luz para Todos” e daqueles relacionados ao uso racional da água e mitigação da seca.

 

SERVIÇO

Assembleia Geral Ordinária e Posse da Nova Diretoria Executiva da Asbarer

Data: 10 de fevereiro de 2015 (terça-feira)

Horário da Assembleia: 9 horas às 18 horas

Horário da posse do novo Conselho Diretor: 18 horas

Local: Auditório Assis Roberto De Bem – Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Cenargen) – (Parque Estação Biológica – PqEB s/nº. Brasília, DF)

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Asbraer

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br