Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
18/03/16 às 13h30 - Atualizado em 29/10/18 às 11h36

Área rural de Brazlândia recebe ações de preservação da água e do solo

 

Desde fevereiro os técnicos da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri/DF), em conjunto aos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/DF), estão em campo para por em práticas as ações do Plano de Manejo e Conservação da Água e do Solo em áreas de produção rural do DF.

 

O Plano tem como área de atuação as sete bacias hidrográficas do DF. Por questões orçamentárias, as ações, neste primeiro momento, estão sendo realizadas na Unidade Hidrográfica do Rodeador, que pertence à bacia do Rio Descoberto, na região de Brazlândia. Essa Bacia é responsável por mais de 65% do abastecimento de água do DF.

 

Segundo o Secretário de Agricultura, José Guilherme Leal, no momento não há recursos financeiros suficientes para que a implantação do plano aconteça nas sete bacias hidrográficas simultaneamente. “A ideia é que a ação seja realizada gradativamente durante o prazo de 20 anos, contemplando assim todas as bacias hidrográficas do DF”, ressalta Leal.

 

Para a restauração e adequação ambiental das estradas rurais já foram construídas, incialmente, cinco bacias de contenção dispostas na estrada ao longo das propriedades para conter a enxurrada.

 

Nas palavras do gerente de Conservação de Água e do Solo, Sandroney Bossa, o produtor antes de produzir alimentos deve preservar o solo, afinal é a terra quem produz os alimentos. “A conservação do solo é primordial na propriedade rural, permitindo, entre outros, a infiltração da água, que é outro insumo fundamental à produção”, reflete o gerente.

 

Na última quarta-feira (16), foram iniciadas as ações de terraceamento destinado ao controle da erosão hídrica nos pastos. A área em questão é uma propriedade particular, cujo produtor aderiu ao Plano de Manejo (ver mapa). Para a engenheira ambiental da Emater/DF Priscila Silva, essas ações têm grande impacto para a melhora ambiental do solo ao evitar os processos erosivos. “Não é interessante que a água escorra e carregue os nutrientes da terra. Com esse trabalho quebra-se a velocidade da água, e assim, ela infiltra mais facilmente no solo”, declarou Silva.

 

O Plano tem suas obras voltadas ao manejo e a conservação da água e do solo; a adequação ambiental das propriedades rurais e ao uso sustentável da água. Além disso, busca incluir o agricultor como protagonista dessas ações de conservação e adequação. Para tanto, é preciso que haja a adesão do agricultor, afinal, é dele, primeiramente, que deve partir a demanda. A adesão é sem custos e pode ser feita nos dois escritórios da Emater/DF na região de Brazlândia, que estão habilitados a fazer esse cadastro.

 

Serviço


Emater de Brazlândia
Endereço: Avenida Veredinha – s/n Ae 6 – Brazlândia-DF
Telefone: (61) 3391-1553

 

Emater Alexandre de Gusmão
Endereço: Quadra 14 Incra 8 – s/n lt 8 – Brazlândia-DF
Telefone: (61) 3540-1280

 

Patrícia Távora 

Assessoria de Comunicação – Secretaria de Agricultura

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br