Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
22/05/18 às 14h20 - Atualizado em 29/10/18 às 11h45

Anater e Emater-DF firmam parceria para o Programa Mais Gestão

 

O acordo de cooperação prevê o repasse de mais de R$ 2 milhões para o aprimoramento da gestão de organizações sociais produtivas da agricultura familiar do Distrito Federal e entorno

 

A Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF) firmaram um termo de cooperação para execução das ações do programa Mais Gestão, com objetivo é prestar serviços de Ater para empreendimentos da Agricultura Familiar na área de abrangência do Distrito Federal e entorno.

 

A assinatura do instrumento específico de parceria foi realizada na última sexta-feira (18), na 11ª AgroBrasília, pelo governador do DF, Rodrigo Rollemberg, pelo presidente da Anater, Valmisoney Moreira Jardim, e pelo presidente da Emater-DF, Roberto Carneiro.

 

O acordo de cooperação prevê o repasse de R$2.171.560,00 para atendimento gerencial que promova o aprimoramento da gestão, o fortalecimento e a inserção de 15 organizações sociais produtivas da agricultura familiar nos canais de comercialização dos mercados institucionais.

 

O Mais Gestão é uma estratégia da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), baseado nos princípios, objetivos e diretrizes da Política Nacional de ATER (Pnater), com metodologia composta por atividades que vão da adesão dos empreendimentos, passando pelo diagnóstico, elaboração participativa de plano de gestão, prospecção de mercado, atendimentos individuais e coletivos, até a avaliação dos resultados.

 

A Anater é parceria da Sead para efetivar as ações do programa, cuja meta para este ano é atender 1.032 empreendimentos. Inicialmente, a Anater está firmando parceria com entidades públicas prestadoras de Ater. A próxima etapa será efetivada através de chamadas públicas, e todas as entidades credenciadas no Sistema de Gestão de Ater (SGA) da Anater poderão participar do processo. Para participar, os empreendimentos devem ser compostos por agricultores familiares, possuir DAP jurídica e um mínimo de 20 associados.

 

MAIS GESTÃO NO DF

 

O Mais Gestão abrange as áreas de comercialização e marketing, finanças e custos, ambiental, gestão de pessoas, gestão do quadro social, e produção e processos agroindustriais.

 

No Distrito Federal, a meta do programa é capacitar e profissionalizar técnicos, gestores e conselheiros rurais, além de empreendimentos sociais, em associativismo e cooperativismo; fortalecer o processo de gestão das organizações de agricultores familiares; apoiar ações de acesso aos mercados institucionais (PAA Institucional, PNAE, PAPA-DF) das associações e cooperativas rurais; e promover a organização social, gerencial e técnica das associações e cooperativas inseridas nas compras governamentais dotando-as de melhor competência e habilidade técnico-gerencial.

 

A proposta do programa também visa aperfeiçoar e qualificar os processos gerenciais de comercialização e de produção nas relações associativista e cooperativistas e maximizar os fatores de produção, capital e trabalho, focando no desenvolvimento social das associações e cooperativas.

 

O prazo para execução dos serviços vai até novembro de 2020, com possibilidade de prorrogação por meio de Termo Aditivo.

 

Jerúsia Arruda
Assessoria de Comunicação Social
Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br