Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
20/08/18 às 14h18 - Atualizado em 29/10/18 às 14h36

Ambiente mais saudável

 

A Vila do Jardim, na sede do núcleo rural Jardim II (região administrativa do Paranoá), tem cerca de 500 abitantes. Distante 85km do Plano Piloto, a comunidade não possui sistema de esgoto. De olho nessa demanda, a Emater-DF ofereceu, no sábado (18), uma Oficina de Saneamento Rural. O objetivo era mostrar aos moradores como construir, de forma simples e barata, uma caixa de gordura ecologicamente correta e, assim, proporcionar mais conforto e saúde às famílias.

 

Segundo o médico veterinário Iran Dourado, do escritório da Emater-DF no Jardim, a atividade teve o objetivo de educar a população sobre como tratar melhor a água de rejeito das casas, evitando doenças e contaminação. “Uma das exigências das Boas Práticas Agropecuárias (BPA) é a construção dessas caixas de gordura, que, junto com várias outras medidas que já trabalhamos junto aos agricultores, garantem a produção de alimentos limpos, seguros e saudáveis, além de proporcionar um ambiente mais adequado aos trabalhadores e suas famílias”,  explica Iran.

 

As BPAs são um cojunto de práticas adotadas pelos produtores rurais que compreendem desde o manejo correto do solo e da irrigação no cultivo até a higiene na manipulação dos alimentos, passando pelas condições adequadas de transporte e armazenamento. A prática é largamente difundida na zona rural do Distrito Federal, graças à consciência dos agricultores e ao trabalho de orientação realizado pela Emater-DF.

 

Jardim — O nucleo rural Jardim II é um dos pontos mais distantes do centro de Brasília. A comunidade se caracteriza pela produção de hortaliças, frutas e grãos. A sede do núcleo fica a 5km da divisa do Distrito Federal com Minas Gerais.

 

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br