A Emater-DF apresenta seis formas de tratamento de efluentes na AgroBrasília Digital. O objetivo é orientar o produtor sobre como evitar a contaminação do solo e das águas que abastecem a propriedade, como rios, fontes e cisternas.
O médico veterinário da Emater-DF, Iran Dourado, explica que é possível utilizar métodos de baixo custo para fazer o tratamento de efluentes de vasos sanitários (águas negras) e de pias, chuveiros e máquinas de lavar (águas cinzas).
O tanque de evapotranspiração é uma das alternativas para as águas negras. “Consiste em um tanque impermeabilizado onde ocorre a decomposição da matéria orgânica e a absorção da água e nutrientes pelas raízes das plantas. A água é devolvida para o ambiente por meio do processo de evapotranspiração. Este sistema possui o diferencial de utilizar materiais em desuso como entulho e pneus velhos, dando um destino útil a esses materiais descartados na natureza”, conta Iran.
Outras alternativas são o jardim filtrante, o círculo das bananeiras, a Ecofossa, sistema industrial de tratamento com uso de biorreator e biofiltro, com sumidouro, e o sistema de vala de infiltração.
O tratamento de efluentes garante qualidade da água para irrigação da plantação e para o consumo da família.
Veja mais no vídeo a seguir:
A Emater-DF
Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF e Entorno. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp) E-mail: emater@emater.df.gov.br