Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
11/11/13 às 8h41 - Atualizado em 29/10/18 às 10h47

Alimentos com mais qualidade

 

O consumidor de alimentos está cada vez mais exigente, buscando sempre por produtos de qualidade, garantia e padrões de higiene. Pensando nisso, a Emater-DF ofereceu, na semana passada, um curso de Hortaliças e Frutos Minimamente Processados para empreendedores das regiões rurais de Sobradinho, Brazlândia e Paranoá. As aulas tinham como foco a produção de vegetais prontos para serem entregues não só ao consumidor mas também a mercados e distribuidores.

 

De acordo com a extensionista rural Sandra Evangelista, do escritório da Emater em Sobradinho, é grande a procura por hortaliças processadas e embaladas. “Esses produtos já chegam aos restaurantes e lanchonetes prontos para serem utilizados. O trabalho de lavar, cortar, sanitizar e embalar fica a cargo da agroindústria, facilitando a vida dos comerciantes da cidade”, explica Sandra.

 

O curso dura 16 horas e inclui uma parte teórica, onde são abordados temas como legislação e higiene na manipulação de alimentos, além de uma etapa prática, onde os alunos puderam desenvolver todo o processo produtivo da atividade. Sandra explica que o processamento de alimentos agrega valor ao produto, qualifica a mão-de-obra, gera emprego e renda no campo e garante um produto de qualidade. “Com isso, todos ganham”, destaca.

 

A empreendedora Leda Gama, da região rural de Sobradinho, acredita que o curso possibilitará mais ganhos ao seu negócio. Produtora de maracujá, ela pretende aplicar os conhecimentos na sua atividade. “Precisamos conquistar o cliente garantindo a entrega de produtos diferenciados”, ressalta.

 

Rinaldo Costa

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br