Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
26/03/14 às 10h30 - Atualizado em 29/10/18 às 11h18

Alimentos com mais qualidade

 

A Emater-DF promoveu, nesta terça e quarta-feiras (25 e 26), um curso de derivados de leite para 15 produtores rurais do Distrito Federal. Num total de 12 horas-aula, foram apresentados detalhes sobre sanitização, higiene, legislação, melhor aproveitamento de produtos e outros aspectos importantes na fabricação de queijos e requeijões. O curso foi ministrado pelo laticinista da empresa, José Roberto de Oliveira e aconteceu no Centro de Capacitação Tecnológica e Desenvolvimento Rural (Centrer) da empresa, em Planaltina.

 

“Com a participação no curso, os empreendedores e trabalhadores se qualificam para produzir mais e melhor”, ressalta José Roberto. Segundo ele, o trabalho de extensão rural da Emater-DF compreende a capacitação do produtor. “Essa é a forma de garantirmos que o produto feito na área rural do Distrito Federal chegue à mesa do consumidor com qualidade e segurança”, destaca.

 

No segundo dia do curso, integrantes da Divisão de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal e Animal (Dipova) da Secretaria de Agricultura falaram sobre a legislação local que regulamenta agroindústrias que processam alimentos. No Distrito Federal, os produtos que trazem o selo da Dipova são a garantia que o consumidor tem de adquirir um produto de qualidade, cujos empreendedores foram capacitados pela Emater-DF.

 

Para Suely Soares, que trabalha em um laticínio no núcleo rural Buriti Vermelho (região administrativa do Paranoá), o curso foi uma excelente oportunidade de aprender mais sobre o ofício. “Descobri que posso reaproveitar o soro do leite para fabricar ricota”, afirmou, acrescentando que assim poderá diversificar o produto e, consequentemente, aumentar o lucro.

 

De acordo com José Roberto, o curso é oferecido cerca de três vezes por ano. Alguns empreendedores costumam participar mais de uma vez, como uma forma de reciclar os conhecimentos e aprender novas técnicas de fabricação. “É também uma oportunidade de conhecer mais pessoas envolvidas na atividade e trocar ideias e conhecimentos”, acrescentou José Roberto.

 

Rinaldo Costa

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br