Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
23/05/17 às 15h47 - Atualizado em 29/10/18 às 11h41

Alimentação cada vez mais saudável

 

Equipe do Centrer da Emater-DF oferece, durante a AgroBrasília, oficinas de pratos saborosos e nutritivos, como o macarrão à base de farinha de mandioca

 

Sucos funcionais; cupcake de abóbora; arrroz com vinagreira (planta não-convencional); e macarrão feito com farinha de mandioca: essas foram as receitas apresentadas nas oficinas de alimentação saudável oferecidas pela equipe do Centro de Capacitação Tecnológica e Desenvolvimento Rural (Centrer) da Emater-DF durante a AgroBrasília.

 

Utilizando uma das novas vans adquiridas pela empresa — que possui aparelhagem de som e vídeo, além de mesas e cadeiras — os técnicos da Emater-DF prepararam os pratos diante de uma plateia atenciosa. Segundo a nutricionista Danielle Amaral, o foco é sempre a alimentação saudável e nutritiva. “Procuramos sempre valorizar os produtos regionais”, explica a técnica do Centrer.

 

Macarrão sem glúten — Ao contrário do trigo e da cevada, a mandioca não possui glúten, uma proteína que prejudica quem tem hipersensibilidade ou alergia. Com uma produção bastante significativa no Distrito Federal, a hortaliça pode ser transformada em farinha que, por sua vez, serve de base para massas como macarrão, pães, pizzas e outros alimentos. “Trata-se de um produto supervalorizado, que pode render bons lucros aos produtores”, aponta Danielle.

 

A nutricionista observa que a massa pode ser enriquecida com beterraba, espinafre ou abóbora: além de dar um colorido especial ao macarrão, acrescenta mais nutrientes. “O processo é fácil e pode ser feito em casa”, conclui.

As oficinas do Centrer ocorreram no pavilhão das Organizações Sociais do Espaço de Valorização da Agricultura Familiar (Evaf) e reuniram, ao todo, mais de 60 participantes.

 

–> confira algumas receitas

 

Macarrão à base de farinha de mandioca

Ingredientes:
350 gramas ou 3 xícaras (chá) de farinha de mandioca crua
150 gramas de fécula de batata
100 gramas de farinha de arroz
10 gramas de goma xantana

Preparo
Misture todos os ingredientes e reserve.

Preparo do macarrão
500 gramas de mistura para massa com ovos
6 ovos grandes

Misturar todos os ingredientes até obter uma massa homogênea. Caso seja necesário, acrescentar mais uma clara de ovo. Deixar a massa descansar, coberta por um plástico, por aproximadamente 30 minutos, sob refrigeração. Abrir a massa com um rolo e passá-la pelo cilindro para ajustar a espessura. Passar a massa pelo fatiador ou cortador para formar os ninhos. Embalar e congelar.

Uso: espaguete, talharim, lasanha, ravioli etc.

 

Sucos funcionais

 

Suco vermelho
1 fatia fina de melancia
4 unidades de morangos
1 maçã
1 limão espremido

Bata todos os ingredientes e sirva imediatamente.
Trata-se de um suco com poderosa ação antioxidante, prevendo problemas como câncer, doenças cardíacas e de pele, além de auxiliar no bom funcionamento das funções cerebraris e prevenir o envelhecimento precoce.

 

Suco verde
1 fatia de abacaxi
1 punhado de hortelã
1 folha de couve
1 limão espremido
1 colher (sopa) de linhaça

Bata todos os ingredientes no liquidificador. Se necessário, acrescente um pouco de água apenas para ajudar a liquidificar. Sirva imediatamente.
Abacaxi: melhora a digestão e combate o envelhecimento precoce. Limão: aumenta as defesas do organismo e ajuda a emagrecer. Linhaça: contém proteínas, fibras e diminui os sintomas da menopausa. Couve: possui ação anti-inflamatória e cicatrizante. Hortelã: estimula o aparelho digestivo, além de ser indicada para dores de cabeça, dores abdominais, cólicas, gripes e resfriados.

 

Suco amarelo
½ unidade de manga
2 laranjas espremidas
½ unidade de cenoura
2 fatias de gengibre

Bata todos os ingredientes e sirva imediatamente
Suco rico em carotenoides — pigmentos naturais que são convertidos em vitamina A, importante para a saúde dos olhos, sistema imunológico e desenvolvimento ósseo.

 

Rinaldo Costa
Assessoria de Comunicação – Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br