Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
6/03/17 às 11h57 - Atualizado em 29/10/18 às 11h40

Água para todos

 

Emater-DF une esforços com Secretaria da Agricultura para promover a revitalização de canal de irrigação do núcleo rural Recanto da Conquista, em São Sebastião

Há 34 anos, os agricultores do núcleo rural Recanto da Conquista (região administrativa de São Sebastião) utilizam um canal que puxa água do córrego Santo Antônio da Papuda para irrigar a lavoura. Com o passar do tempo, a obra se deteriorou e necessitava de uma revitalização. Num esforço conjunto da Emater-DF, Secretaria de Agricultura, Adasa e da Associação dos Usuários de Água do Canal e Córrego Santo Antônio da Papuda, o canal teve seus 2,6 mil metros tubulados e agora atende às 22 chácaras da região. A obra foi inaugurada no dia 31 de março (sexta-feira).

 

De acordo com o engenheiro agrônomo Luiz Ueno, do escritório da Emater-DF em São Sebastião, o núcelo rural é o “cinturão verde” da cidade. “A produção de hortaliças abastece as feiras e mercados de São Sebastião, por isso precisávamos garantir a continuidade do trabalho dos agricultores”, esclarece. A obra, de R$ 300 mil, foi custeada pela Secretaria de Agricultura, com recursos de emenda parlamentar. O projeto foi elaborado pelo assessor da diretoria da Emater-DF, Edvan Sousa Ribeiro.

 

Luiz Ueno enumera as diversas vantagens da tubulação do canal. “Essa obra diminui a perda de água por infiltrações, reduz a necessidade de manutenção e a vida útil do curso d’água, uniformiza a vazão para cada beneficiário, diminui os riscos de queda de animais, dentre várias outras”, explica. O agrônomo relembra que, na época da seca, o sistema devolve ao rio a água não utilizada na lavoura. “Como profissional, me sinto muito gratificado ao ver esse trabalho concluído”, completou.

 

O agricultor Adair José Vaz Ribeiro enxerga a revitalização do canal como um “prêmio de loteria”. “No ano passado, tive muitas perdas na lavoura por falta de água. Agora, estamos podendo trabalhar”, garantiu. Adair, que está na comunidade desde 1998, lembra que quando chegou ao local a água era abundante, mas ultimamente surgiram problemas. “Eu já estava a ponto de me desfazer da chácara, mas com essa obra, a situação foi revertida”, conta, animado. Ele planta hortaliças folhosas e entrega em mercados de São Sebastião.

 

Para o presidente da Associação dos Usuários de Água do Canal e Córrego Santo Antônio da Papudo, Mário Moulin, a parceria entre poder público e produtores foi bastante proveitosa. “Com a revitalização, garantimos a permanência dos agricultores no local e a produção de alimentos, o que evita a ação de grileiros”, entende Mário, que cria gado em uma das fazendas da região.

 

De acordo com o diretor executivo da Emater-DF, Rodrigo Marques Batista, a revitalização do canal faz parte do Plano de Manejo da Água e do Solo, lançado pelo Sistema Público da Agricultura em 2015. “Com a crise hídrica, aceleramos a implantação do plano. Ao final deste ano, teremos revitalizado pelo menos sete canais em todo o Distrito Federal”, informou.

 

0604 canal_irrigao

Rinaldo Costa
Assessoria de Comunicação – Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br