Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
13/02/17 às 16h33 - Atualizado em 29/10/18 às 11h40

Agroindústria de panificados é exemplo de sucesso no campo

 

Empreendimento na região rural de Sobradinho recebe a visita de representantes do Sistema Público da Agricultura

 
Na manhã da última sexta-feira (10), representantes da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri-DF) e da Emater-DF visitaram a agroindústria de panificados da Associação do Grupo de Mulheres Produtoras do Assentamento Contagem (Flores do Contagem) — o primeiro empreendimento rural de Brasília a receber o selo da Divisão de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal e Animal (Dipova) da Seagri, o que o habilita a comercializar seus pães em todo o Distrito Federal.

 

Na oportunidade, o secretário de Agricultura, José Guilherme Leal, parabenizou a associação pelo empreendimento e informou aos associados às políticas públicas existentes para apoiar o desenvolvimento da agroindústria. “Vejam as compras públicas como uma oportunidade para ajudar no crescimento do negócio, mas não se acomodem em apenas vender para o governo. O mercado privado também é importante nesse processo de reconhecimento do produto de vocês”, disse.

 

O presidente da Emater-DF, Argileu Martins, ressaltou a importância de conhecer o projeto para que a assistência técnica possa contribuir ainda mais nesse processo. “Fiquei impressionado com o projeto. Vocês construíram aqui aquilo que é a solução para o campo, que é quando se consegue agregar valor a produção. Vender batata é uma coisa, vender pão de batata é um valor agregado impressionante. A Emater vai está sempre aqui para trazer a possibilidade de fortalecimento da cooperação entre vocês”.

 

A agroindústria de panificados nasceu do projeto social da Votorantim Cimentos e tem como objetivo a atuação da comunidade na produção de pães, bolos e biscoitos. Desde o dia 24 de janeiro, a agroindústria conta com o certificado de registro (selo de inspeção) da Diretoria de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal e Animal (Dipova) da Seagri-DF. Esse Selo informa que as instalações e os equipamentos atendem as normas higiênico-sanitárias vigentes.

 

De acordo com a presidente da associação, Maria das Dores, as 17 famílias que trabalham atualmente no empreendimento estão confiantes e animadas no crescimento do negócio. “Nosso objetivo é participar dos editais de compras do governo, vender nossos produtos na feira, pegar encomendas e principalmente contar com o apoio da comunidade em prestigiar nossos produtos”, contou. A linha de produção da agroindústria conta com cinco produtos: bolo de cenoura, bolo de mandioca, bolo de milho, pão de abóbora e pão de batata.

 

Dores ainda agradeceu o apoio durante todo o processo do projeto de criação da agroindústria e que recebem no assentamento. “Sempre tivemos o apoio da Secretaria de Agricultura e da Emater nas demandas da comunidade. São parceiros que estão com a gente antes, durante e depois, e que podemos contar para termos uma boa assistência técnica ou para solicitarmos créditos”.

 

contagem

 

Patrícia Távora 
Assessoria de Comunicação – Seagri
www.agricultura.df.gov.br

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br