Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
11/05/15 às 8h17 - Atualizado em 29/10/18 às 11h23

Agroecologia traz economia na produção e diversidade de alimentos

 

O Espaço de Valorização da Agricultura Familiar (Evaf), na AgroBrasília 2015, traz 14 circuitos com tecnologias voltadas à agricultura familiar. Um deles é o Circuito da Agroecologia. Com 5.000 m², esse espaço terá o projeto Sabia – Sistemas Agroflorestais Biodiversos para Inclusão de Agricultores, que tem como objetivo prover agricultores familiares de condições mínimas de iniciar a produção de alimentos em sistemas agroecológicos visando à subsistência e comercialização de excedentes para programas governamentais ou diretamente ao consumidor.

 

No local, os visitantes poderão conferir a produção de hortaliças orgânicas em sistema protegido e a campo, grãos orgânicos, fruticultura orgânica, produção de aves em sistema integrado com olericultura e o redesenho agroecológico de propriedade.

 

É a oportunidade de observar como os alimentos são produzidos de forma a aproveitar racionalmente os espaços, a adubação, a irrigação, e a mão-de-obra do agricultor.

 

No circuito, técnicos receberão o público e explicarão sobre mecanismos ecológicos de cooperação, associação e integração entre animais, vegetais e agroflorestas.

 

“A vantagem do sistema agroecológico é a produção de um alimento de alta qualidade, com elevado valor agregado produzido de forma ecologicamente sustentável e socialmente justa. Os produtores podem investir em uma certificação orgânica e ter acesso ao mercado mais exclusivo”, explica o extensionista rural da Emater-DF, Rafael Lima, que está coordenando o circuito.

 

Espaço de Valorização da Agricultura Familiar – AgroBrasília 2015

Entrada franca

12 a 16 de maio (terça a sábado)

De 9h às 16h

Local: Parque Ivaldo Cenci, PAD-DF. BR-251, Km 5, Brasília-DF (sentido Brasília-Unaí/MG)

 

Carolina Mazzaro

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br