Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/06/18 às 10h51 - Atualizado em 29/10/18 às 11h45

Agricultura sustentável

 

No Dia Mundial do Meio Ambiente, UnB promove debate sobre produção de alimentos em sistemas agroecológicos

 

O presidente da Emater-DF, Roberto Carneiro, participou, na tarde desta terça-feira (5), de uma mesa redonda alusiva ao Dia do Meio Ambiente. O evento, que teve como tema “Agroecologia, segurança alimentar e saúde”, foi promovido pela Universidade de Brasília (UnB). O debate foi coordenado pelo professor Thomaz Ludewigz, do Centro de Desenvolvimento Sustentável da universidade, e contou com a participação da agricultora Fátima Cabral, presidente da Associação dos Produtores Agroecológicos do Alto São Bartolomeu (Aprospera), e do pesquisador da Embrapa, Marcio Armando.

 

Durante a apresentação, Roberto fez um resumo do trabalho desenvolvido pela Emater-DF nas áreas de agroecologia e produção orgânica. “Ultimamente, o interesse por alimentos saudáveis e seguros é uma demanda da sociedade e dos produtores rurais. Desde 2005, temos um programa de Agroecologia, onde incentivamos a transição”, explicou o presidente da empresa. Roberto ressaltou também a importância dos programas de compras públicas do governo, que vêm aumentando, a cada ano, as aquisições de produtos orgânicos dos agricultores locais.

 

A presidente da Aprospera, Fátima Cabral, relatou as dificuldades no início da associação, quanto eram apenas seis membros. Hoje, são 45. “Além das questões técnicas, o desafio principal da agroecologia é despertar a consciência dos produtores”, pontuou. Já o pesquisador da Embrapa, Marcio Armando, destacou a importância das parcerias com outros órgãos, como a Emater-DF, para incentivar e desenvolver as práticas agrícolas sustentáveis.

 

Cerca de 80 estudantes de vários cursos, como Engenharia Ambiental, Engenharia Florestal, Gestão Ambiental, Agronomia, Veterinária e Ciências da Saúde, participaram do debate.

 

 

Rinaldo Costa
Assessoria de Comunicação – Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br