Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
19/06/15 às 11h02 - Atualizado em 29/10/18 às 11h24

Agricultura responsável

 

A Granja do Ipê é um espaço gerenciado pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri) onde são desenvolvidos projetos de piscicultura e plantio de mudas. Há pouco mais de dois anos, a unidade vem produzindo mudas que são utilizadas no programa Produtor de Água. Representantes das instituições que compõem o projeto estiveram no local nesta sexta-feira (19) e conheceram de perto as instalações e o trabalho realizado.

 

Para o presidente da Emater-DF, Argileu Martins, o arranjo institucional construído para o desenvolvimento do Produtor de Água se destaca pela eficiência. “Não existe hierarquia. Todos trabalham de forma harmônica em prol de um objetivo e os resultados são visíveis”, observou.

 

Até agora, mais de 150 mil mudas foram plantadas por meio do programa. São mais de 50 espécies de árvores nativas do Cerrado, como jatobá, peroba, angico, ipê verde, caju do cerrado, cagaita e buriti, usadas para compor áreas de preservação em propriedades rurais.

 

O Produtor de Água é uma iniciativa da Agência Nacional de águas (ANA), que tem como objetivo a redução da erosão e assoreamento dos mananciais nas áreas rurais. O programa, de adesão voluntária, prevê o apoio técnico e financeiro aos produtores rurais, à execução de ações de conservação da água e do solo.

No Distrito Federal, o projeto está em execução na bacia do Ribeirão Pipiripau, que abastece mais de 200 mil pessoas das regiões de Sobradinho e Planaltina. Atualmente, mais de 100 produtores estão inscritos no projeto e já adotam práticas de preservação ambiental. A expectava é que o numero triplique neste ano. O programa é realizado por meio de uma Unidade Gestora de Projeto (UGP).

 

Fazem parte da UGP as secretarias de Agricultura, de Meio Ambiente, a Emater-DF, a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa), o Departamento de Estradas e Rodagem (DER-DF), a Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb), o Instituto Brasília Ambiental (Ibram), a Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap), Ministério do Meio Ambiente, Agência Nacional de Águas (ANA), a Suprintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), o Banco do Brasil, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Universidade de Brasília (UnB), o Serviço Social da Indústria (Sesi), a Fundação Banco do Brasil (FBB) e as organizações não-governamentais WWF, The Natury Conservancy (TNC) e Rede de Sementes do Cerrado.

 

Rinaldo Costa

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br