14/03/19 às 11h40 - Atualizado em 15/03/19 às 8h40

Agricultura familiar passa a entregar produtos em todas as escolas públicas do DF

Todas as 669 escolas públicas do Distrito Federal passam a receber a partir deste mês produtos da agricultura familiar pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). O programa vai beneficiar 480 mil alunos da rede pública de ensino e mais de 7 mil produtores rurais atendidos pela Emater-DF.

O PNAE funciona com repasses do governo federal para estados e municípios. Neste ano, o valor previsto para o DF é de R$ 19 milhões — 35% maior do que o do ano passado, que foi de R$ 14 milhões. Os recursos são liberados em dez parcelas (de fevereiro a novembro de cada ano).

Segundo a extensionista da Emater-DF Bruna Heckler, o mês de fevereiro ainda foi atendido com remanescentes do edital anterior. As entregas referentes ao edital de 2019 começaram este mês e são feitas todas as segundas-feiras nas escolas.

Até o ano passado, as entregas eram feitas em escolas de dez regionais de ensino. Agora, são em escolas de 14 regionais. “Um produto da agricultura familiar tem maior qualidade, maior durabilidade e precisa seguir um alto padrão comercial”, afirma a extensionista Bruna Heckler.

“Também aumentamos o número de itens do cardápio escolar que passamos a ofertar”, diz o gerente do escritório de comercialização da Emater-DF, Blaiton Carvalho. Os agricultores familiares que se organizaram para atender ao programa diversificaram seus plantios e conseguem atender a 30 itens do cardápio, incluindo produtos sazonais da região como morango e goiaba.

A entrega de produtos da agricultura familiar em 100% das escolas e o aumento dos recursos repassados só foi possível devido aos esforços conjuntos do grupo de trabalho formado por técnicos da Emater-DF, Secretaria de Agricultura, Secretaria de Educação e agricultores familiares do Distrito Federal.

Ascom Emater-DF

Diândria Daia