Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
6/05/21 às 17h39 - Atualizado em 8/05/21 às 8h01

Agricultura debate desafios e projetos com presidentes dos conselhos regionais

O encontro ocorreu na manhã desta quinta-feira (6), na Casa do Cerrado

 

Para discutir projetos, desafios e traçar soluções para o desenvolvimento no campo, presidentes dos conselhos de desenvolvimento regionais rurais se reuniram com dirigentes da Secretaria de Agricultura (Seagri-DF), da Emater-DF e da Ceasa-DF. O encontro ocorreu na manhã desta quinta-feira (6), na Fundação Casa do Cerrado. 

 

Novos representantes dos Conselhos de Desenvolvimento Rural tomam posse

 

Demandas de comercialização, conservação de áreas ambientais, dificuldades de cultivo, Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT), regularização fundiária, estradas rurais e o Plano de Desenvolvimento Rural do DF, que está em fase de construção, estiveram na pauta de discussões. 

 

A diretora-executiva da Emater-DF, Loiselene Trindade, esteve no encontro representando a presidente da empresa, Denise Fonseca. Ela explicou as alterações recentes realizadas nos escritórios locais da Emater, anotou demandas e também ouviu elogios sobre a atuação dos extensionistas. O coordenador de Operações da Emater-DF, Pedro Ivo, também participou do encontro.

 

O secretário de Agricultura, Candido Teles, abriu a reunião ressaltando a importância da união e participação dos presidentes regionais do conselho para avanços nas propostas e soluções de problemas enfrentados no campo. “Se a gente lutar, com união, as coisas avançam. O conselho é forte e precisa se unir. Nós precisamos dessa força”, alertou. 

 

Presidentes dos conselhos regionais levaram demandas e debateram soluções para a área rural

 

O secretário-executivo da Seagri, Luciano Mendes, conduziu parte do encontro, explicou o trâmite para algumas das demandas levantadas e endossou a fala do secretário. “Toda vez que tem uma atividade como essa, é o Estado que tá chamando vocês para opinarem no processo. Por isso é importante essa participação”, destacou. O presidente da Ceasa-DF, Sebastião Márcio, também enfatizou a união do grupo. “O conselho é o melhor instrumento que tem. Se o grupo desarticular, o Sistema Agricultura enfraquece.” 

 

Os membros do Conselho Rural de Desenvolvimento Sustentável têm a missão de formular políticas públicas referentes ao reordenamento do desenvolvimento agrário, à agricultura familiar, bem como às políticas relacionadas ao desenvolvimento rural sustentável. Também participaram do encontro os subsecretários de Abastecimento e Desenvolvimento Rural, Odilon Vieira Junior, e de Defesa Agropecuária, Cristyanne Barbosa.

 

A Emater-DF
Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF e Entorno. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br