Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
6/08/15 às 10h45 - Atualizado em 29/10/18 às 11h34

Agricultores familiares do DF terão patrulha motomecanizada

 

Durante a reunião extraordinária do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável do Distrito Federal (CDRS) para tratar do direcionamento dos recursos do Fundo de Desenvolvimento Rural Social (FDR-Social), foi definida a compra de uma patrulha motomecanizada para a manutenção de estradas internas das propriedades rurais do DF. Participaram da reunião, o secretário de Agricultura, José Guilherme Leal — que preside o Conselho —, o presidente da Emater-DF, Argileu Martins, o presidente da Ceasa, Renato de Lima Dias, o deputado distrital Joe Valle e conselheiros e representantes da sociedade civil organizada. A reunião aconteceu na manhã desta quarta-feira (5), na sede da Administração Regional do Paranoá.

 

Os recursos do FDR-Social são de R$ 1,28 milhão e devem ser aplicados em projetos de infraestrutura social e coletiva na área rural. A proposta apresentada pela Secretaria de Agricultura e debatida na reunião define a compra de uma patrulha motomecanizada para manutenção de estradas internas das propriedades rurais. Com a aprovação, o projeto segue para análise da Câmara Técnica e do Conselho Gestor do Fundo. A previsão é que a licitação para a compra do equipamento seja iniciada ainda este semestre, dada a disponibilidade imediata do recurso.

 

O deputado distrital Joe Valle anunciou a disponibilização de 25% do montante de suas emendas, para os próximos anos, a serem aplicados no FDR- Social, desde que aplicados integralmente nas áreas da educação e saúde no espaço rural. Para ele, “esse trabalho que vem sendo feito pela área de agricultura com os conselhos é exemplar, inovador. Um exercício de democracia plena, na qual as pessoas fazem suas colocações e podem, realmente, fazer valer seus direitos como representantes de todas as regiões do Distrito Federal. Hoje, em especial, temos condições de ter decisões que vão ajudar a melhorar a qualidade de vida para a área rural com participação, com relação de pertencimento de todos”, avaliou.

 

Satisfeito com o resultado da reunião, Argileu Martins também ressaltou o aspecto democrático das decisões tomadas. “O Sistema Público da Agricultura acerta muito quando chama a sociedade organizada. E aí estou falando do poder público e sociedade civil, para deliberar sobre recursos que vão fomentar todo o processo de desenvolvimento rural. A reunião foi uma demonstração evidente da importância da participação do público beneficiário das deliberações dos programas e projetos da Secretaria, da Emater-DF e da Ceasa. O debate foi muito rico e produziu um efeito importante que vai permitir a melhoria da infraestrutura rural”.

 

José Guilherme reforçou a importância desse maquinário para o conjunto das organizações sociais do Distrito Federal, ressaltando que caberá aos nove Conselhos Regionais a elaboração do normativo para a utilização do equipamento, priorizando os agricultores familiares.

 

Christina Abelha
Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br