Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
20/09/18 às 15h44 - Atualizado em 29/10/18 às 15h47

Agricultores familiares discutem sobre produção orgânica no Córrego da Onça

 

Agricultores familiares do Núcleo Rural Córrego da Onça participaram nesta quinta-feira (20) da Reunião Técnica sobre produção Orgânica e Agroecológica, promovida pela Emater-DF. A reunião teve o objetivo de estimular a organização e a produção orgânica e agroecológica, tendo em vista a região ter recortes com a área de proteção ambiental chamada Zona de Vida Silvestre. “Precisamos fazer aqui ações produtivas e sustentáveis”, explicou o engenheiro agrônomo e gerente da Emater-DF na Vargem Bonita, Claudinei Vieira.

 

Na reunião técnica, Vieira explicou a diferença entre a produção orgânica e a agroecológica. Entre os pontos levantados, ele destacou a questão da comercialização. “Mesmo com todas as práticas corretas, só pode ser comercializado como orgânico se tiver algum selo de certificação que comprova que seguiu todas as normas de cultivo orgânico”, explicou o agrônomo. A vantagem é que a maioria dos produtores do Córrego da Onça já realizam práticas agroecológicas, o que facilita uma possível transição, caso tenham interesse.

 

É o que confirma a agricultora Maria Luiza, uma das participantes do encontro. “Tenho duas vaquinhas de onde tiro o leite para o sustento e o adubo que uso para nossa hortinha”, explica a produtora. Segundo ela, a horta é pequena, mas não usa nenhum agrotóxico e nem adubos químicos, assim como outros produtores do núcleo rural, que já adotam várias práticas agroecológicas.

 

A reunião técnica fez parte das ações da Semana de Integração Rural, promovida pelo escritório da Emater-DF na Vargem Bonita, com o objetivo de integrar as comunidades rurais das regiões atendidas pelo escritório.

 

Diândria Daia

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br