Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
11/06/15 às 10h57 - Atualizado em 29/10/18 às 11h24

Agricultor atleta é exemplo para a comunidade de agricultores familiares do Gama

 

Produtor familiar cadastrado no Escritório da Emater do Gama, o aposentado Wanderli Marques de Sousa, 70 anos, é um produtor conhecido e querido pela comunidade local. Dedicado à produção de artesanato local, ele sempre colocou sua chácara à disposição dos técnicos da Emater-DF para a realização de cursos dados pelos extensionistas.

 

Amante do esporte e ciclista dedicado, Wanderli alimentou um sonho e deu a largada na sua realização na segunda-feira (8), quando partiu de bicicleta para Teresina, Piauí. Preparado, o atleta e agricultor familiar percorrerá 1,7 mil quilômetros do Distrito Federal até a capital nordestina.

 

Com treino diário de, no mínimo, três horas, ele pretende fazer o percurso que traçou em 20 dias. Perguntado sobre o porquê da aventura, Wanderli sorri e acha natural a empreitada: “porque sou atleta nato e quero que as pessoas entendam com minha maratona que esporte é vida. Para mim, é tudo”, afirmou antes da partida.

Com um histórico de fazer inveja a quem acha que a terceira idade significa pendurar as chuteiras, o atleta conta que comemorou a chegada dos 60 anos, em 2004, fazendo um percurso de bicicleta até São Paulo, em apenas nove dias. E, em 2013, a aventura foi ir até João Pessoa (Paraíba), desta vez fazendo o percurso de 2,4 mil quilômetros na companhia de um amigo.

 

Para o extensionista da Emater-DF, Pedro Ivo Braga, Wanderli é um exemplo de idoso. “Esse cuidado que ele tem com a saúde é muito importante como exemplo para a comunidade. Ele estimula os que o conhecem. Como agricultor familiar, sempre foi um batalhador, com a mesma determinação que demonstra como esportista”. E para o retorno do agricultor atleta, Pedro garante que haverá uma recepção da comunidade.

 

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br