Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
7/04/16 às 14h04 - Atualizado em 29/10/18 às 11h37

38 anos de assistência técnica e extensão rural de qualidade

 

Desde o início da construção de Brasília, pensou-se na criação e um “cinturão verde” responsável pelo abastecimento de alimentos da população que viveria no Distrito Federal. Dessa forma, famílias com aptidão agrícola, provenientes de outros estados e países, como os japoneses, foram convidados a exercer suas atividades na futura capital.

 

A criação da Emater-DF, em 1978, fez parte de um período em que o governo passava a incentivar o setor agrícola no Brasil por meio de diversas políticas públicas. Começava ali a história de sucesso que transformou a agricultura do Distrito Federal em uma das mais eficientes do país, com altas taxas de produtividade.

 

Nesses 38 anos de atuação da empresa, a produção agropecuária do DF ganhou destaque internacional graças aos seus programas exitosos de inclusão socioprodutiva, executados por profissionais qualificados. Todo o trabalho é feito por profissionais de diversas áreas de formação que atuam nas áreas fim e meio da empresa.

A história da agricultura do Distrito Federal é repleta de vitórias, construídas pela persistência do produtor e com apoio constante da extensão rural, que leva políticas públicas e tecnologias adequadas às condições locais e às necessidades da agricultura.

 

A Emater-DF leva às famílias rurais dignidade, desenvolvimento social e econômico e, à população, alimentação diversificada e água de qualidade. Isso porque tem como estratégia de gestão a articulação entre instituições que podem contribuir para o desenvolvimento do meio rural, sejam locais, nacionais ou internacionais.

 

Todo o trabalho realizado busca incentivar, capacitar e prestar assistência técnica em diversas áreas que envolvem a inclusão social e produtiva, o desenvolvimento da gestão de empreendimentos rurais, a agroecologia e produção orgânica, a piscicultura, a agroindústria, a pecuária, a organização social, a gestão ambiental até à comercialização.

 

A Emater ergueu seus pilares no meio rural em favor de toda a sociedade e sempre atuará na busca da felicidade e da saúde das pessoas – com a geração de renda para os agricultores, com a segurança alimentar, com a qualidade de vida.

 

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br