Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
25/07/17 às 14h13 - Atualizado em 29/10/18 às 11h42

25 de julho: Dia Internacional da Agricultura Familiar

 

No Distrito Federal, são cerca de 3 mil empreendimentos de agricultores familiares, que utilizam basicamente a força de trabalho da família

 

A Lei que instituiu a agricultura familiar no Brasil (Lei nº 11.326/2006) completou 11 anos nessa segunda-feira (24). Além dessa comemoração, a semana é marcada por outras datas importantes para os agricultores. Nesta terça-feira (25), celebra-se o Dia Internacional do Agricultor Familiar e, no dia 28 de julho, o Dia do Agricultor, criado em 1960 em comemoração aos 100 anos do Ministério da Agricultura.

 

No Distrito Federal, a Emater-DF atua desde 1978 fazendo com que a Capital do País seja uma das poucas do mundo com uma produtiva área rural. Dos 5.802 quilômetros quadrados (km²) de área, aproximadamente 4 mil deles são de áreas rurais, onde 19 mil propriedades vivem da agricultura — produção de hortaliças, grãos, frutíferas e pecuária.

 

Esse contingente é responsável pela autossuficiência de alugns alimentos, provenientes principalmente da agricultura familiar. No caso de pimentão, hortaliças folhosas e grãos, vamos além, ostentando a maior produtividade desses gêneros no país.

 

No Distrito Federal, a fartura de alimentos é resultado de uma estrutura organizada e cientificamente presente. Seja na olericultura (produção de hortaliças), na pecuária, nos grãos ou na floricultura, o DF se tornou um polo gerador de conhecimento científico para o Brasil e exemplo para outros países. É modelo que mescla a capacidade dos produtores, tecnologias avançadas e profissionalização do negócio rural. Os responsáveis: assistência técnica, pesquisa e políticas públicas de incentivo ao setor.

 

A Emater faz a ponte entre pesquisa e agricultor, levando inovação aos sistemas produtivos, reduzindo a penosidade do trabalho, minimizando a aplicação de insumos, aumentando a produtividade e racionalizando o uso da terra, da água, do capital e do trabalho. A empresa trabalha lado a lado com o agricultor, responsável pelos mais relevantes serviços prestados para a sociedade, com a produção de alimentos e matérias-primas.

Carolina Mazzaro

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br