Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
17/02/16 às 10h56 - Atualizado em 29/10/18 às 11h36

1° Reunião do Conselho Distrital de Desenvolvimento Rural Sustentável

 

Aconteceu na manhã desta terça-feira (16), a 1ª Reunião Ordinária do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável do Distrito Federal (CDRS) e a Posse dos novos Conselheiros Regionais. Na abertura, o secretário da Secretaria de Estado e Trabalho Desenvolvimento Social Mulheres Igualdade Racial e Direitos Humanos do Distrito Federal (Sedestmidh), Joe Valle, lembrou aos representantes a responsabilidade do cargo assumido. “O conselho é uma demonstração de democracia participativa. O que o conselho decide é levado em consideração pelo governo. Então, queria pedir aos conselheiros que sejam efetivos nas discussões”, ressaltou.

 

Na pauta foram tratados temas como a 2ª Conferência Nacional de ATER e o andamento dos recursos do Fundo de Desenvolvimento Rural Social (FDR). Além disso, assuntos como controle do Aedes Aegypti nas áreas rurais, financiamento de crédito rural, regularização fundiária, revisão do regimento, entre outros foram levantados pelos conselheiros.

 

Na oportunidade o secretário de Agricultura, José Guilherme Leal, informou aos conselheiros que a Fundação Banco do Brasil está com edital aberto para apoio a projetos de inclusão socioprodutiva alinhadas a pelo menos, um dos seus vetores de atuação: Água, Agroecologia, Agroindústria, Educação e Resíduos Sólidos. O total de recursos previstos para cada projeto deverá ser de, no mínimo, R$ 80 mil e, no máximo, R$ 200 mil. “A Emater e a Secretaria de Agricultura vão dá apoio na elaboração dos projetos”, disse o secretário estimulando os conselheiros para incentivarem as associações e as cooperativas das áreas rurais apresentarem seus projetos.

Durante a reunião foram entregues os certificados para os novos conselheiros eleitos para o biênio 2016-2017. A presidente do Conselho Regional de Brazlândia, Maria do Socorro Miranda, falou sobre os desafios a serem enfrentados. “Nós temos muito trabalho e responsabilidade pela frente. Estamos aqui para representar nosso povo da área rural”.

 

O presidente da Emater-DF, Argileu Martins, deu as boas-vindas aos novos conselheiros em nome do Sistema de Agricultura. “Nos anima muito ver pessoas dedicando parte da vida e do tempo para trabalhar em prol do bem comum. Deve-se estabelecer esse tipo de interação para que tenha mais desenvolvimento rural, segurança alimentar, produção, produtividade e renda”, disse.

 

A próxima reunião do CDRS contará com a presença do governador do DF, Rodrigo Rollemberg.

 

Patrícia Távora 
Assessoria de Comunicação – Secretaria de Agricultura

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br