Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
1/09/21 às 8h01 - Atualizado em 1/09/21 às 8h03

Semana do Pescado: benefícios do consumo de peixes para a saúde

Limpeza de pescado no Mercado do Peixe – Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

 

Comer peixes três vezes por semana pode ser um importante aliado para aumentar imunidade, reduzir o colesterol total e emagrecer. Por isso, um dos objetivos da Semana Nacional do Pescado, que começa nesta quarta-feira (1°) e vai até o dia 15 de setembro em todo o Brasil, é incentivar o consumo desta proteína.

 

Emater-DF prepara atividades para a 18ª Semana Nacional do Pescado

Põe na Cesta, da Emater, é opção para comprar peixe e evitar contato com outras pessoas

 

A nutricionista da Emater-DF Danielle Amaral explica que peixe tem quase a mesma quantidade de proteína que carne vermelha , com a vantagem de ser mais leve e menos calórico. E ele também possui benefícios em relação às proteínas vegetais. “É uma proteína de alto valor biológico. Ou seja, a gente consegue absorver toda ela, o que não ocorre com as vegetais”, explica.

 

Danielle lembra ainda que 100 gramas de peixes contém quase toda a quantidade necessária de consumo diário de selênio, que contribui para a melhora do sistema imunológico. Ainda é rico em vitaminas A,D,E e K, e bom para o colesterol. “Peixe tem gordura, mas é uma gordura boa, que ajuda a controlar o colesterol total e a aumentar o HDL, que protege a gente contra doenças cardiovasculares”, esclarece.

 

Para quem quer emagrecer, ela garante que o peixe pode ser uma boa escolha, pois é leve, de rápida digestão e costuma ter menos calorias do que as outras proteínas animais. Assim como frutas e legumes, é melhor aproveitado pelo organismo se consumido cru, mas também pode ser ingerido preferencialmente assado ou cozido.

 

Semana do Pescado

Em sua 18ª edição, a campanha acontece em todo o Brasil, com ações promocionais e eventos gastronômicos organizados pelo próprio setor produtivo. Além disso, no dia 14 de setembro, a programação da mostra agropecuária Expoabra será toda dedicada a palestras técnicas sobre como produzir peixes em Brasília. O evento acontecerá no Parque de Exposições da Granja do Torto.

 

 

 

 

A Emater-DF

Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

 

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br