Para diminuir a vazão da água que abastece produtores da zona rural de Alexandre Gusmão, em Brazlândia, o canal que leva água do Córrego Capão Comprido até a região está sendo revestido. O objetivo é evitar perdas de até 50% com infiltrações ou evaporação da água que passa pelo sistema. A obra, que começou há aproximadamente três meses, está prevista para ser inaugurada no dia 28 deste mês.
Mutirão da Emater, Seagri e produtores leva água a comunidade do Rio Preto
Tecnologia da Emater-DF melhora manejo de dejetos suínos e reduz consumo de água
Tecnologia permite produzir até 30 vezes mais peixes usando menos água e ração
Devido às infiltrações e evaporações, na época da seca, os pequenos produtores passavam por muitas dificuldades para irrigar suas plantações. O sistema de tubulação, antigo e a céu aberto, já não garantia uma boa distribuição de água. A revitalização do canal está sendo realizada por meio de parceria entre a Secretaria de Agricultura do GDF, a Emater, Caesb e agricultores.
Na última sexta-feira (13), a presidente da Emater-DF, Denise Fonseca, o secretário de Agricultura, Dilson Fonseca, o secretário-adjunto, Luciano Mendes, o subsecretário de Abastecimento e Desenvolvimento Rural, Odilon Vieira Junior, e a chefe da Assessoria de Políticas Públicas de Desenvolvimento Rural, Cristyanne Barbosa Taques, visitaram as obras dos canais de irrigação do Rodeador, Capão Comprido e Jatobazinho, em Brazlândia.
O extensionista Rildon Oliveira, da Emater-DF na região de Alexandre Gusmão, tem atuado no projeto e explicou que os canais de Capão Comprido e Jatobazinho se encontram na região e formam um só, beneficiando 52 propriedades. “Esse canal é um dos mais antigos que tinha, só que não era água suficiente para atender todos porque a perda era muito grande”, afirmou.
Para a presidente da Emater-DF, esse tipo de trabalho permite que a água chegue ao produtor mesmo em períodos de seca, minimizando os efeitos negativos na produção. “O objetivos dessas obras, além de garantir a produção, é também eliminar o desperdício da água. Precisamos cuidar para minimizar os efeitos da seca, principalmente em época de crise hídrica. O canal a céu aberto desperdiça pelo menos 50% da água, que acaba ficando no meio do caminho”, ressalta Denise.
“São canais muito importantes, pois eles concorrem com o abastecimento da nossa cidade. O governador Ibaneis Rocha está empenhado conosco, para que a gente faça mais essa grande entrega à nossa cidade e aos nossos produtores”, afirmou o secretário de Agricultura durante o encontro, que teve como objetivo analisar o andamento das obras de revitalização e tubulação dos canais.
Tubulação dos canais de irrigação do DF
Só neste ano foram realizadas intervenções em seis canais de irrigação do DF, totalizando a instalação de 18,3 km de tubulações de PVC, que beneficiaram aproximadamente 280 agricultores. A meta é terminar o ano com 30,5 km, atendendo a 312 produtores.
Os sistemas no Santos Dumont, Buriti Vermelho, Lamarão e Rodeador já foram concluídos. Em Tabatinga, Capão Comprido (Ramal II) e Granja do Ipê estão em andamento. A expectativa é a de que a tubulação também seja realizada nos canais de Márcia Cordeiro e Capão Comprido (Ramal I) ainda neste ano.
*Com informações da Seagri-DF
A Emater-DF
Empresa pública que integra o Sistema Agricultura do Distrito Federal junto com a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural e a Ceasa. A Emater atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF e Entorno. Por ano, realiza cerca de 120 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp) E-mail: emater@emater.df.gov.br