O Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável do Distrito Federal (CDRS-DF) se reuniu nesta sexta-feira com representantes da agricultura familiar e outros órgãos do governo para discutir propostas para o setor nos próximos anos. Foi a primeira reunião do conselho no atual governo.
A presidente da Emater-DF, Denise Fonseca, falou dos projetos que a empresa está implementado, como o Saúde Rural, específico para as mulheres agricultoras, como forma de atender as mulheres do campo, o saneamento rural, que hoje está disponível para menos de 2% da população rural, e o de energia fotovoltáica, de produção de energia limpa e renovável.
“O conselho é a representação dos agricultores, é onde são escutados, onde se discute políticas públicas e formas de se melhorar a produção e a vida dos produtores rurais. É um espaço democrático para se discutir melhorias para no campo, onde todos têm voz, falam e são ouvidos”, afirmou.
O secretário de Agricultura, Dilson Resende de Almeida, disse que a orientação do governo é acelerar os projetos e obras. Ele disse que o programa SOS Rural, de melhoria nas áreas rurais, será estendido a todas as regiões do Distrito Federal.
Segundo ele, nove quilômetros de estradas rurais já foram recuperados, e a equipe de trabalho está fazendo a canalização de córregos, para reduzir perdas da água usada nas propriedades rurais, poda de árvores e melhorias nas comunidades rurais “Esse não é um projeto emergencial, é um projeto que será executado até o último dia de governo”, afirmou o secretário.
O coordenador do SOS Rural, Odilon Vieira Júnior, disse que a intenção é instalar 29,7 quilômetros de tubulação nos canais antigos de irrigação em dois anos. “As equipes mecanizadas podem fazer em dois anos o que levaria seis”, declarou.
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br