21/03/24 às 9h43 - Atualizado em 21/03/24 às 9h43

Produtores rurais serão remunerados para preservar a Bacia do Descoberto

Está aberto o chamamento público para inscrição de produtores rurais interessados em participar do projeto Produtor de Água no Descoberto. Como parte das comemorações do Dia Mundial da Água, na sexta-feira (22), será realizado o lançamento oficial do edital, às 9h, no Haras Vale Feliz, em Brazlândia.

No DF, o projeto é gerido pela Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), que disponibilizará R$ 10 milhões a serem investidos nos próximos cinco anos. O Produtor de Água prevê o Pagamento por Serviços de Proteção dos Recursos Hídricos a produtores que adotarem práticas e manejos para a conservação de solo e água. A adesão é voluntária e voltada, inicialmente, a produtores das regiões de Brazlândia e Águas Lindas-GO, inseridos na região da Bacia Hidrográfica do Alto Descoberto. Durante o evento, a Emater-DF estará fazendo o cadastro de produtores interessados em participar. O edital está disponível no site da Caesb.

O principal objetivo do Projeto Produtor de Água é tornar a bacia do Alto Descoberto referência na produção sustentável de água e de alimentos para garantir a segurança hídrica e a manutenção da vocação rural da região, por meio de práticas de conservação de solo e água, proteção e restauração da vegetação nativa.

A partir da adesão ao projeto, técnicos da Emater-DF, agendam presencialmente um diagnóstico na propriedade para elaboração do Projeto Individual da Propriedade (PIP), que contempla a situação atual do imóvel rural e inclui as proposições de adequação e melhoria quanto à conservação de água e solo e do uso racional da água na agricultura irrigada.

O presidente da Caesb, Luís Antônio Reis, explica que “inicialmente o edital é dedicado aos produtores rurais de Brazlândia e de Águas Lindas-GO que queiram preservar o maior manancial do Distrito Federal, responsável por abastecer 60% da população. A ideia é permitir que esses agricultores adequem suas propriedades ambientalmente e que possamos fortalecer a relação entre os diversos usuários da bacia”, explica.

Os produtores rurais interessados em aderir ao Projeto Produtor de Água no Descoberto podem procurar o escritório da Emater-DF em Brazlândia (61) 3311-9313, da Emater-GO (62) 98152-1596 ou a Prefeitura de Águas Lindas de Goiás – GO (61) 3618-4007 e verificar se a propriedade rural está inserida nas áreas priorizadas.

Parceria

São parceiros no projeto a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA); a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (ADASA); a CAESB; o Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba (CBH PARANAÍBA); o Departamento de Estradas e Rodagem do Distrito Federal (DER/DF); a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (EMATER-GO); a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (EMATER-DF); a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA Cerrados); o Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF); o Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Distrito Federal (Brasília Ambiental).

Também integram a iniciativa o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA); a Saneamento de Goiás S/A (SANEAGO); a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal (SEAGRI/DF); a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Proteção Animal do Distrito Federal (SEMA/DF); a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás (SEAPA/GO); Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (SEMAD/GO); Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Águas Lindas de Goiás/GO(SEMMA AG);  Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Padre Bernado/GO (SEMMA PB); a Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (SUDECO); a Fundação Pró-Natureza (FUNATURA); a Associação de Agricultura Ecológica (AGE); a Associação dos Produtores Protetores da Bacia do Rio Descoberto (PRO-DESCOBERTO); a Associação Multissetorial de Usuários de Recursos Hídricos de Bacias Hidrográficas (ABHA GESTÃO DE ÁGUAS); o Centro Internacional de Água e Transdisciplinariedade (CIRAT); e a The Nature Conservancy (TNC).

Apresentação do Chamamento Público

Data: 22 de março de 2024 – 9h

Local: Haras Vale Feliz – Núcleo Rural Alexandre Gusmão – Chácara 291 – Gleba 03 – Incra 06 – Brazlândia

Confira a localização aqui.