Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
4/04/24 às 13h26 - Atualizado em 4/04/24 às 13h26

Produtores rurais participam do 3º Concurso de Receitas da Feira da Goiaba

COMPARTILHAR

Atividade faz parte da programação da 9ª Feira da Goiaba de Brasília

 

2º Concurso de Receitas com Goiaba. Foto: Ana Nascimento/Emater-DF

 

2º Concurso de Receitas com Goiaba. Foto: Ana Nascimento/Emater-DF

Organizado pela Emater-DF, com apoio da Administração Regional de Brazlândia e da Associação Rural e Cultural de Alexandre Gusmão (Arcag), o 3º Concurso de Receitas e Circuito Gastronômico da Goiaba vai acontecer durante a 9ª Feira da Goiaba de Brasília, em Brazlândia. A atividade tem o objetivo principal de divulgar o cultivo da fruta produzida na região, que é a maior produtora de goiaba do DF.

 

O concurso também visa aumentar o consumo e a utilização da fruta na elaboração de receitas, estimular a criatividade dos participantes e impulsionar a comercialização e a renda dos produtores que vendem seus produtos na Feira da Goiaba de Brasília. Neste ano, a nona edição do evento ocorrerá entre os dias 5, 6, 7, 12, 13 e 14 de abril, na sede da Arcag.

 

2º Concurso de Receitas com Goiaba. Foto: Ana Nascimento/Emater-DF

A competição consistirá na elaboração de uma receita de livre criação, utilizando a goiaba como ingrediente principal. As delícias produzidas poderão ser comercializadas durante a Feira da Goiaba, com pontos de venda devidamente sinalizados para o público interessado em saborear os pratos participantes.

 

A seleção do prato vencedor ficará a cargo de uma comissão julgadora composta por cinco membros, sendo três técnicos e dois representantes populares. O resultado e a premiação serão divulgados no mesmo dia do concurso, em 6 de abril, no local da Feira da Goiaba.

 

Saber cultural

De acordo com a nutricionista da Emater-DF, Danielle Amaral, o concurso da goiaba é uma celebração enriquecedora da herança cultural associada a essa fruta e uma forma de promover a troca de saberes e experiências em torno das tradições culinárias. “Ao estimular a criatividade na elaboração de novas receitas, buscamos agregar valor das preparações, dando destaque ao potencial versátil e delicioso da goiaba em diversas receitas. Além disso, esse evento tem o poder de unir a comunidade em torno de um objetivo comum, fortalecendo laços e promovendo um sentido de pertencimento e colaboração”, declarou a extensionista.

 

Receita vencedora do 2º Concurso de Receitas com Goiaba. Foto: Ana Nascimento/Emater-DF

A receita vencedora do 2º Concurso de Receitas com Goiaba foi um Escondidinho de Goiabas: doce feito com a fruta. A iguaria foi elaborada pelos produtores Luiza Soares da Costa e Silva e José de Assis da Silva, moradores do núcleo rural Chapadinha, em Brazlândia. As outras receitas premiadas foram a Rainha da Goiaba, um bolo preparado por Osmarina Oliveira da Silva e Kamila Oliveira da Silva; o Rocambole de Goiabora, bolo com recheio de goiaba e abóbora, elaborado por Noilde Maria de Jesus e Daiane Elisa de Jesus Dantas; e a Torrada ao Recheio de Romeu e Julieta com Camarão, prato salgado criado por Sueli Araújo Martins e Sara Aparecida de Oliveira.

 

Emater-DF

Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

 

 

 

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF
CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp)
E-mail: emater@emater.df.gov.br