Oficina de manejo da irrigação capacita agricultores do núcleo rural Alexandre de Gusmão, em Brazlândia, a adotarem práticas mais econômicas
A Emater-DF realizou, na última sexta-feira (9), uma oficina sobre Manejo de Irrigação. O evento ocorreu na Chácara Guarujá, no núcleo rural Alexandre de Gusmão (região administrativa de Brazlândia) e contou com a participação de 25 produtores rurais.
De acordo com o engenheiro florestal Juliano Silva, foram realizadas práticas sobre uniformidade de irrigação por meio da eliminação de vazamentos, troca de bicos de aspersores e trocas de motobombas. “Fizemos também um treinamento para construção e instalação do Irrigas Caseiro, que é um equipamento que indica quando e quanto o agricultor deve irrigar a lavoura”, completou Juliano.
Segundo o produtor Divino Fernandes, proprietário da chácara onde ocorreu a oficina, o uso do Irrigas Caseiro permitiu a redução no uso de água e aumento da produtividade. “Antes, eu irrigava o morango diariamente, por gotejamento. Agora, irrigo a cada três dias. Estou economizando água, energia elétrica e mão de obra. Além disso, a cultura está produzindo mais flor e frutos com melhor qualidade”, comemora.
O escritório local da Emater-DF em Alexandre de Gusmão já realizou quatro oficinas com o mesmo tema, capacitando 75 agricultores da região. As atividades fazem parte do esforço da empresa em qualificar produtores rurais em práticas mais sustentáveis e econômicas diante da crise hídrica que o Distrito Federal enfrenta desde 2016.
Assessoria de Comunicação – Emater-DF
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br