Emater-DF apresenta, no Circuito da Bovinocultura na AgroBrasília, técnicas simples, baratas e rentáveis de produzir leite com responsabilidade ambiental
Dezenas de produtores rurais, técnicos, estudantes e demais visitantes conheceram, no Circuito da Bovinocultura, uma maneira simples, barata e ambientalmente eficaz para ordenhar vacas: o curral com um tanque de dejetos ao lado foi construído para demonstrar que é possível ganhar dinheiro com leite sem causar impactos ao meio ambiente. O circuito, no Espaço da Agricultura Familiar da AgroBrasília, foi uma das principais atrações do evento.
Segundo os extensionistas responsáveis pelo ambiente, um tanque de dejetos instalado ao lado do curral evita a contaminação do solo e dos lençóis freáticos. A água, que vem da lavagem do chão cimentado onde as vacas são ordenhadas, abastece o tanque, que é revestido com lona. A técnica, simples, barata e de fácil instalação, evita a contaminação do solo e dos lençóis freáticos. Além disso, a água, armazenada na bacia de decantação, pode ser reutililzada para irrigar pastagens, capineiras e frutas, o que reflete na economia de insumos.
O Circuito da Bovinocultura foi coordenado pela médica veterinária Camila Braz, e contou com o trabalho do também veterinário Weber Magalhães e dos zootecnistas Douglas Mariz, Amanda Venturim e Maxmiliano Cardoso.
O tanque de dejetos ao lado do curral proporciona economia de água e insumos, além de
proteger o solo e os lençóis freáticos
Estudantes do curso de Técnico em Agropecuária do Instituto Federal de Brasília visitaram
o circuito e tiveram uma pequena aula dos extensionistas da Emater-DF
Rinaldo Costa
Assessoria de Comunicação – Emater-DF
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp) E-mail: emater@emater.df.gov.br